O Governo de Minas Gerais publicou no diário oficial na última quinta-feira (14), os nomes das empresas autorizadas a realizarem vistorias veiculares no Estado. Ao todo, 420 empresas tiveram o processo aprovado e foram credenciadas. Em Lagoa Formosa os serviços passam a ser realizados na Avenida Brasil, nº 418, no bairro Novo Horizonte, em frente ao Posto Uniauto. O consultor Nergiton Candsousa conversou com a nossa nreportagem na manhã de segunda-feira (18) e falou como funciona uma ECV.
O serviço que vinha sendo realizado por servidores da Polícia Civil, a partir de agora, passa a ser feito por empresas credenciadas pelo Estado. Os credenciamentos vão acontecer por etapas até o limite de 1.500 empresas no Estado. A mudança promete mais agilidade e conforto aos usuários.
Como vai funcionar
O sistema vai funcionar de forma automática. O proprietário de veículo que precisar realizar uma vistoria vai fazer um cadastro no site oficial da CET – Coordenação Estadual de Gestão e Trânsito. Ele paga as taxas para o Governo do Estado e para a Empresa e é direcionado para uma das credenciadas para a realização do serviço de vistoria. O sistema funciona de forma randômica e distribui o serviço de vistoria de forma equitativa.
A medida proporciona mais qualidade e agilidade ao serviço, sem nenhum custo adicional para o cidadão, que pode acionar as empresas de vistoria mais próximas de suas residências. As ECVs serão autorizadas a iniciar os trabalhos à medida que concluírem seus processos de credenciamento, cumprindo todo os requisitos de segurança e qualidade exigidos, em todas as regiões do estado.
Matéria: Vanderlei Gontijo