A partir da próxima sexta-feira, 28 de fevereiro, o Pix vai ganhar uma nova funcionalidade. É o Pix por aproximação que permitirá aos usuários realizarem pagamentos de forma ainda mais rápida e prática, sem a necessidade de digitar chaves Pix ou escanear QR Codes.
Com a disponibilização desta nova função, para fazer um pagamento com Pix bastará aproximar o celular ou outro dispositivo compatível de uma máquina habilitada para que a transação seja processada instantaneamente, assim como já acontece com os pagamentos por aproximação feitos com cartões de crédito e débito.
Para utilizar o Pix por aproximação, é necessário que o aparelho tenha suporte à tecnologia NFC (Near Field Communication) e que o usuário habilite o pagamento por aproximação no aplicativo do banco e na carteira digital.
O Pix por aproximação poderá ser utilizado em diversos estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes, supermercados, farmácias, postos de gasolina e muito mais. Além disso, a nova funcionalidade também poderá ser utilizada para o pagamento de transporte público, compras online e em grandes eventos.
E o pagamento por aproximação é apenas uma das novidades do Pix para este ano. O Banco Central tem trabalhado no aprimoramento do sistema de pagamentos instantâneos, que deverá ganhar outras funcionalidades, como o Pix automático, que permitirá o agendamento de pagamentos recorrentes, como contas de água, luz, telefone e internet.