O Palmeiras venceu o Cruzeiro por 2 a 1 na noite desta quarta-feira (4), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, e segue vivo na briga com o Botafogo pelo título nacional. Matheus Pereira abriu o placar para o Cruzeiro, enquanto Maurício e Estêvão fizeram os gols da virada palmeirense.
A derrota deixou o Cruzeiro na 9ª posição, com 49 pontos, um a menos que o Bahia, que fecha o G8. A equipe baiana mantém a posição que dá a última vaga para a Libertadores de 2025. O Corinthians, por sua vez, assegurou vaga matematicamente à principal competição sul-americana.
O Cruzeiro visitará o Juventude no domingo, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e precisa de uma vitória e ao menos um empate do Bahia diante do Atlético-GO, na Fonte Nova, para ir à Copa Libertadores.
Palmeiras na briga com o Botafogo na última rodada
O Palmeiras fica na vice-liderança do Brasileirão, agora com 73 pontos. Com a vitória do Botafogo diante do Inter, o time palmeirense segue três pontos atrás, mas ainda sonha com o título brasileiro.
Para ser campeão brasileiro no domingo, o Verdão terá de derrotar o Fluminense no Allianz Parque e torcer por um revés do Botafogo diante do São Paulo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
A partida desta noite no Mineirão não teve a presença da torcida. Por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a partida entre mineiros e paulistas ocorreu com portões fechados.
Começo quente
Cruzeiro e Palmeiras fizeram um início de jogo animado no Mineirão. As duas equipes buscavam o gol quando tinham a posse de bola.
O Palmeiras, dominante nos primeiros minutos, levou perigo com boas chances de Estêvão, Raphael Veiga e Felipe Anderson. Cássio, goleiro do Cruzeiro, precisou fazer ao menos duas boas defesas.
O Cruzeiro respondia nas saídas rápidas de contra-ataque. Sem ‘rifar’ a bola, a equipe celeste trocava passes com velocidade para fazer a transição. Lautaro Díaz saiu cara a cara com Weverton, mas parou no goleiro adversário.
Palmeiras cresce
O goleiro do Cruzeiro foi acionado mais uma vez. Aos 27 minutos, parou nova finalização de Felipe Anderson, de dentro da área. No lance seguinte, em nova saída rápida, Gabriel Veron foi lançado e acertou a rede pelo lado de fora.
A partir disso, o time paulista seguiu ditando o ritmo de jogo. Subiu as linhas de marcação e pressionou o Cruzeiro. Foi assim que obrigou Cássio a fazer mais uma defesa, aos 36 minutos.
Flaco López roubou a bola no campo de ataque e cruzou rasteiro. Estêvão finalizou de primeira e o camisa 1 do Cruzeiro fez nova defesa.
Matheus Pereira abre o placar
O reinício do jogo foi marcado por mais um contra-ataque do Cruzeiro. Marlon interceptou passe de Aníbal Moreno na intermediária e disparou para o campo de ataque.
O camisa 3 foi até a entrada da área e cruzou rasteiro e Matheus Pereira, de primeira, bateu rasteiro para inaugurar o marcador aos seis minutos: 1 a 0.
Blitz palmeirense
Atrás no placar, o Palmeiras tentou repetir a pressão realizada na maior parte do primeiro tempo. Flaco López e Raphael Veiga levaram perigo ao gol celeste.
Lei do Ex
Aos 15 minutos, o Palmeiras empatou por meio da ‘Lei do Ex’. Mauricio, que entrou em campo aos 13 minutos, recebeu passe de Richard Ríos.
O camisa 18 palmeirense, livre na entrada da área, finalizou com força, viu a bola desviar na zaga celeste e morrer no fundo das redes para decretar o 1 a 1.
Palmeiras retoma o controle
O Palmeiras não diminuiu o ritmo depois do gol de empate. A equipe paulista seguiu com a forte pressão no campo do Cruzeiro na saída de bola e tinha chances de virar a partida.
Estêvão perdeu duas boas chances de virar o placar. Maurício também perdeu oportunidade de virar o placar.
Golaço de Estêvão
Aos 42 minutos, Estêvão foi derrubado por Lucas Silva na entrada da área. A jovem joia palmeirense bateu a falta com perfeição, no ângulo de Cássio, para marcar o 2 a 1. Em respeito ao Cruzeiro, seu ex-clube, o jovem atacante não comemorou e pediu desculpas em gesto com as mãos.
Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo, Zé Ivaldo, Marlon; Lucas Silva, Ramiro, Japa (Peralta) e Matheus Pereira (Vitinho); Gabriel Veron (Kaique Kenji) e Lautaro Díaz (Tevis). Técnico: Fernando Diniz.
Palmeiras
Weverton; Giay (Mayke), Vitor Reis, Murilo e Vanderlan (Caio Paulista); Aníbal Moreno (Gabriel Menino) e Richard Ríos; Estêvão, Raphael Veiga (Lázaro) e Felipe Anderson (Maurício); Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
- Gols: Matheus Pereira, do Cruzeiro, aos 6/2ºT; Maurício, do Palmeiras, aos 15/2ºT; Estêvão, do Palmeiras, aos 44/2ºT;
- Cartões amarelos: Marlon, Zé Ivaldo (Cruzeiro); Vitor Reis (Palmeiras)
- Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Data e horário: 4 de dezembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
- Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
- Auxiliares: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Eduardo Goncalves da Cruz (MASTER/MS)
- VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA)
Fonte: Itatiaia