Em ‘festa do título’, Flamengo domina, mas para em Everson e empata com Atlético

Três dias após ser campeão da Copa do Brasil, o Flamengo voltou a enfrentar o Atlético, dessa vez pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. No duelo, disputado nesta quarta-feira (13), no Maracanã, a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís entrou em campo em meio a uma grande festa de sua torcida, mas não conseguiu vencer. Apesar da enorme pressão rubro-negra durante grande parte dos 90 minutos, o time da casa não tirou o zero do placar. O empate sem gols diante do Galo teve como grande destaque o goleiro atleticano Everson.

Everson defendeu um pênalti cobrado por David Luiz e fez grandes defesas nos dois tempos. O Atlético até que buscou uma reação nos minutos finais, teve chances reais, mas não soube aproveitar as oportunidades para estragar a festa do Flamengo no Maracanã.

Com o ponto somado em casa, o Flamengo chegou a 59 pontos e entrou novamente no G4, deixando o Inter na quinta posição. O time carioca só jogará novamente pelo Brasileirão na quarta-feira (20), às 20h (de Brasília), contra o Cuiabá, na Arena Pantanal.

Por sua vez, o Atlético chegou a 42 pontos e termina mais uma rodada na 10ª posição. O Galo não vence na Série A há quatro partidas.

O próximo desafio alvinegro no Brasileirão será no próximo sábado (16), partir das 18h30 (de Brasília), contra o Athletico-PR, na Ligga Arena, em Curitiba. O duelo, adiado, será válido pela 19ª rodada.

Torcida do Flamengo em festa

Antes de a bola rolar, os torcedores do time da casa provocaram o Galo pelo título da Copa do Brasil, conquistado no último domingo (10), na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Gabigol no estádio

Cortado da partida pela diretoria do Flamengo, o atacante Gabriel Barbosa esteve no Maracanã e foi ao campo antes de a partida iniciar. Ele foi ovacionado pela torcida. Bandeiras com o rosto do camisa 99 também foram tremuladas no estádio. O provável destino de “Gabi” em 2025 é o Cruzeiro.

Filipe Luís muda bastante o time

Em relação à equipe que enfrentou o Atlético na decisão da Copa do Brasil, Filipe Luís teve desfalques e fez muitas mudanças na equipe.

  • De La Cruz, Arrascaeta, Erick Pulgar e Carlinhos: problemas físicos e/ou lesões musculares.
  • Everton Cebolinha, Pedro e Matías Viña: em recuperação de cirurgias.
  • Allan: suspenso.
  • Léo Ortiz, Gerson, Gonzalo Plata e Varela: convocados para a Data Fifa.
  • Gabigol: afastado pela diretoria.

Atlético com alterações

Precisando melhorar a situação na tabela do Brasileiro, Milito também mexeu no time alvinegro. Sem Junior Alonso, Guilherme Arana e Alan Franco convocados para as Eliminatórias, e Paulinho, poupado, o treinador acionou Saravia, Rubens, Bernard, Fausto Vera e Deyverson para o jogo.

Massacre no primeiro tempo

Apesar das tentativas de buscar a vitória fora de casa, o Atlético foi massacrado pelo Flamengo em grande parte da etapa inicial. Everson, assim como em Belo Horizonte, voltou a ser destaque da equipe, salvando em várias oportunidades.

Pênalti para o Flamengo

Aos 33 minutos, Lyanco perdeu a bola e, na tentativa de recuperação, tropeçou e fez pênalti em Wesley. Aos 35, David Luiz cobrou no canto esquerdo e viu o goleiro atleticano fazer grande defesa.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o Flamengo não teve o mesmo ímpeto, mas seguiu tentando. Com Everson em mais um dia inspirado, o ataque flamenguista teve trabalho para tentar abrir o marcador.

Aos cinco minutos, Matheus Gonçalves mostrou que os cariocas seguiriam em busca do primeiro tento. Num chute cruzado, ele acertou a trave.

O Galo, por sua vez, voltou mais organizado e, em certo momento, equilibrou as ações.

Hulk e Bernard substituídos

Substituído por Alisson, o atacante Hulk deixou o campo sendo bastante hostilizado pelo torcedor da casa. Como resposta, mandou beijos em direção às cadeiras. A outra substituição foi a troca de Bernard por Paulinho.

Melhores chances do Galo

Aos 36 minutos, veio a melhor chance do Atlético na partida. Alisson achou Paulinho que limpou dois adversário, chutou forte, mas a bola passou sobre o travessão de Rossi. Aos 39, novamente com o camisa 10, o Galo viu o gol de perto. Num outro chute forte, ele viu a bola passar raspando a trave esquerda, saindo pela linha de fundo.

Galo melhora, mas Flamengo não baixa a guarda

Após as oportunidades criadas por Paulinho, o Galo melhorou bastante e, a partir dos 34 minutos, pressionou em busca do gol. O Flamengo, porém, continuou agredindo e chegando com velocidade ao ataque. Porém, sem concluir com sucesso.

Flamengo 0 x 0 Atlético

Flamengo

Rossi; Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Wesley, Evertton Araújo, Alcaraz (Shola) e Ayrton Lucas (Cleiton); Matheus Gonçalves (Lorran), Michael e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.

Atlético

Everson; Renzo Saravia, Lyanco, Rodrigo Battaglia e Rubens (Bruno Fuchs); Otávio, Fausto Vera, Gustavo Scarpa, Bernard (Paulinho); Hulk (Alisson) e Deyverson (Alan Kardec). Técnico: Gabriel Milito.

Gol: –
Cartões amarelos: Fabrício Bruno (FLA); Gustavo Scarpa (CAM)

Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 13 de novembro de 2024
Horário: 20h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro

Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda, auxiliado por Alessandro Álvaro Rocha e Henrique Neu Ribeiro
VAR: Gilberto Rodrigues Castro

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM