Cruzeiro se impõe no Mineirão, vence Athlético-PR e se aproxima do G4 do Brasileiro

O Cruzeiro fez um grande jogo no Mineirão e venceu o Athletico-PR por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (26), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória celeste foram marcados por Gabriel Veron, ainda no primeiro tempo, e Vitinho, na etapa final.

Veron balançou as redes pela segunda vez consecutiva, já que na rodada passada havia deixado sua marca no revés para o Bahia. Já o “Cria da Toca” fez o primeiro dele no time principal azul.

A vitória fez o Cruzeiro escalar a classificação pelo menos de forma provisória. A equipe do técnico Fernando Seabra chegou à quinta colocação, agora com 20 pontos em 11 jogos, ficando momentaneamente mais próximo do G4.

O time celeste tem um jogo a menos, uma vez que o jogo com o Internacional, na 5ª rodada, foi adiado por causa das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês de maio.

O próximo jogo do Cruzeiro está marcado para domingo (30), às 18h30, contra o Flamengo, no Maracanã, pela 13ª rodada do Brasileirão. Já o Athletico-PR visitará o Vitória no Barradão, no mesmo horário.

Cruzeiro amplia a invencibilidade em casa

Com a vitória em cima do Furacão, o Cruzeiro ampliou a sua invencibilidade em casa na atual edição do Campeonato Brasileiro. O time celeste está invicto no Mineirão, com cinco vitórias em cinco jogos. A equipe de Fernando Seabra venceu o Botafogo (1ª rodada), Vitória (4ª rodada), Cuiabá (8ª rodada), Fluminense (10ª rodada) e agora o Athletico-PR (12ª rodada).

No ano, o time celeste fez 12 jogos em casa, com nove vitórias, um empate e duas derrotas.

Primeiro tempo

O jogo começou quente, com as duas equipes tentando ditar o ritmo no gramado. O Cruzeiro foi quem conseguiu maior volume e mais pressão. O time celeste finalizou 12 vezes, contra quatro do Athletico-PR, segundo o site de estatísticas Sofascore.

Em uma dessas investidas ofensivas, o Cruzeiro chegou ao seu gol. Novamente em uma boa jogada de Matheus Pereira, um exímio garçom, que serviu Veron aos 15 do primeiro tempo: 1 a 0.

Não fosse o goleiro Léo Linck, o Cruzeiro poderia ter feito mais gols. O arqueiro da equipe paranaense fez pelo menos três intervenções que salvaram sua equipe só na primeira etapa.

Segundo tempo

O Athletico-PR melhorou no segundo tempo. O técnico interino Juca Antonello, que assumiu na vaga de Cuca (pediu demissão), fez substituições que aumentaram o nível do futebol de sua equipe. Sendo assim, o Furacão passou a dar mais trabalho para o Cruzeiro.

A jogada aérea foi o forte do Athletico-PR, que também explorou a força, principalmente, do atacante Julimar.

O Cruzeiro, mesmo com mais dificuldades, ainda teve um gol anulado na etapa final. Arthur Gomes balançou as redes após cruzamento de Barreal, mas o árbitro assinalou impedimento.

Depois de tomar muita pressão, o Cruzeiro fez o segundo gol e matou o jogo. Aos 45 da etapa final, Vitinho, o “Cria da Toca”, colocou números finais no duelo, depois de nova assistência de Barreal: 2 a 0.

Aplausos para Veron

Autor do gol, Gabriel Veron, ao deixar o gramado aos 31 minutos do segundo tempo, foi muito aplaudido pelo torcedor que compareceu ao Mineirão.

Reforços no estádio

Contratados pelo Cruzeiro para a sequência da temporada 2024, os volantes Matheus Henrique e Walace marcaram presença no Mineirão. A dupla acompanhou o duelo com o Athletico-PR em um dos camarotes do estádio.

Cronologia do jogo

 

  • Aos 14 minutos do primeiro tempo, Matheus Pereira deu passe açucarado para Gabriel Veron. O atacante ganhou o lance de Kaique Rocha e finalizou forte, sem chances para o goleiro Léo Linck.
  • Aos 45 minutos do segundo tempo, Vitinho recebeu na área e finalizou. O goleiro Léo Linck defendeu. Na sobra, o “Cria da Toca” fuzilou para o fundo das redes. Cruzeiro 2 a 0.

Cruzeiro 2 X 0 Athletico-PR

Cruzeiro

Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Villalba); Lucas Romero (Machado), Lucas Silva, Ramiro (Barreal) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Robert) e Gabriel Veron (Vitinho). Técnico: Fernando Seabra

Athletico-PR

Leo Linck; Godoy (Madson), Kaique, Thiago Heleno e Esquivel; Erick (Zé Vitor), Christian e Fernandinho; Nikao (João Cruz), Julimar e Mastriani (Pablo). Técnico: Juca Antonello

Gol: Gabriel Veron (14′ 1ºT), Vitinho (45′ 2ºT)
Cartão amarelo: Zé Ivaldo, Vitinho (CRU); Thiago Heleno, Fernandinho (CAP)

Público: 26.465

Renda: R$ 763.417,50

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 26 de junho de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (CBF/ES)
Assistente: Brigida Cirilo Ferreira (FIFA/AL) e Luis Carlos de Franca Costa (CBF/RN)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (CBF/RJ)

Fonte: Itatiaia

 

LEIA TAMBÉM