Cruzeiro busca empate com Athletico-PR e abre quatro pontos do Z4 do Brasileiro

A energia do Mineirão foi vibrante na noite desta quinta-feira (30/11). Com o apoio de mais de 36 mil torcedores nas arquibancadas, o Cruzeiro se impôs dentro de campo desde o primeiro minuto, mas esbarrou novamente na falta de pontaria e não conseguiu a vitória dentro de seus domínios. Os celestes sofreram com a ‘lei do ex’, desperdiçaram um pênalti e, ainda assim, buscaram o empate por 1 a 1 com o Athletico-PR, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Dominante durante todo o tempo, a Raposa só conseguiu transformar sua pressão em gol na etapa final. Antes disso, Vitor Roque já havia aberto o placar para os visitantes. Bruno Rodrigues teve a chance de deixar tudo igual em cobrança de pênalti, mas desperdiçou. Coube a Matheus Pereira evitar a derrota.

Torcida do Cruzeiro ‘sacode’ o Mineirão

O jogo também ficou marcado pela volta da torcida às arquibancadas, que esteve ausente no empate por 2 a 2 com o Vasco, em jogo atrasado da 33ª rodada. Eles não puderam entrar no Gigante da Pampulha devido à punição preventiva aplicada à Raposa pela briga contra o Coritiba, na Vila Capanema, pela 34ª rodada.

O Cruzeiro seria julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nessa segunda-feira (27/11), contudo, a audiência foi adiada para a próxima segunda (4/12). Com isso, o departamento jurídico do clube entrou com recurso e conseguiu a liberação para esta partida, mas com restrições.

Os milhares de cruzeirenses fizeram a festa no estádio. Sem o auxílio de instrumentos musicais para dar forma às músicas, eles cantaram a plenos pulmões e empurraram o time.

Cruzeiro e Athletico-PR na tabela

Com o resultado frustrante, o Cruzeiro chegou aos 45 pontos e se manteve na 14ª posição, mas com baixo risco de queda à Segunda Divisão. Para se manter na elite nacional, o clube celeste terá que torcer por uma derrota do Bahia (17º colocado, com 41) em alguma das rodadas restantes para o fim do torneio. O tricolor terá pela frente América (fora) e Atlético (casa).

Já o Athletico-PR fez 53 pontos e permaneceu na oitava colocação. O empate eliminou as chances de classificação dos paranaenses à Copa Libertadores de 2024, já que não podem mais chegar ao G6. Sendo assim, o Furacão disputará a Copa Sul-Americana na próxima temporada.

Próximos compromissos

O Cruzeiro voltará a campo no próximo domingo (3/12), às 18h30, para enfrentar o Botafogo. As equipes medirão forças no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 37ª rodada. O jogo não terá torcida visitante, obedecendo a determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) imposta ao clube mineiro.

Já o Athletico-PR duelará contra o Santos no mesmo dia e horário, mas na Ligga Arena, em Curitiba. Dependendo do placar da partida e da combinação dos demais resultados da rodada, o Peixe poderá voltar à zona de rebaixamento.

O JOGO

Cruzeiro domina o 1º tempo, mas bola insiste em não entrar

Para o primeiro tempo do Cruzeiro ser perfeito só faltou sair o gol. O time orientado por Fernando Seabra à beira do gramado foi intenso desde o apito inicial, mas parou no goleiro Bento. Os celestes tiveram 12 finalizações – quatro vezes mais volume do que o adversário, que só levou perigo em três oportunidades.

Precisando da vitória dentro de casa para espantar de vez o risco de rebaixamento à Série B, o Cruzeiro acuou o Furacão em seu campo de defesa. Aos 7 minutos, os mandantes deram um bombardeio.

O lateral-direito William cruzou para o atacante Arthur Gomes, que cabeceou no travessão. O ponta-direita ainda pegou o rebote, mas Bento salvou. Na sobra, o lateral-esquerdo Marlon chutou forte no meio do gol, e o zagueiro Cacá se jogou na bola para salvar em cima da linha.

A outra grande chance da Raposa veio aos 26 minutos, com Matheus Pereira. O meia recebeu ótimo passe em profundidade por dentro, chutou na entrada da área e mandou para fora. Faltou capricho do jogador mais técnico do time.

Sem espaço pelo meio-campo, o Athletico-PR respondeu em contra-ataques pelas laterais. E em um deles, William Bigode quase marcou para os visitantes. O goleiro Rafael Cabral fez um verdadeiro milagre cara a cara com o atacante.

Mix de emoções na etapa final

A estratégia do Cruzeiro se repetiu no segundo tempo, mas a falta de pontaria também. Japa, Matheus Pereira e Ian Luccas desperdiçaram ótima oportunidades de marcar. Todos os chutes foram em direção à arquibancada.

Para manter a intensidade elevada, Seabra corrigiu o que não vinha dando certo na equipe e colocou os meias Lucas Silva e Fernando Henrique nos lugares de Filipe Machado e Ian Luccas, respectivamente. Porém, quem aproveitou uma das poucas chances foi o Athletico-PR.

Aos 19′, Vitor Roque castigou o Cruzeiro com a famosa ‘lei do ex’. O atacante saiu do banco de reservas para abrir o placar no Mineirão. Ele aproveitou a bola escorada de cabeça por Erick nas costas da defesa celeste e, quase em cima da linha, empurrou de coxa para o fundo da rede: 1 a 0.

Destaque do time na temporada, Bruno Rodrigues teve a chance de deixar tudo igual no placar aos 28′. Matheus Pereira sofreu pênalti após ser deslocado dentro da área e passou a bola para o companheiro na cobrança. O atacante bateu firme no canto esquerdo, mas parou em Bento, que fez ótima defesa. No rebote, Marlon isolou.

O alívio celeste veio dez minutos depois. Nikão escorou a bola para Matheus Pereira na entrada da área, que ajeitou de canhota e acertou um belo chute no canto esquerdo do goleiro paranaense: 1 a 1. O tento foi o primeiro anotado pelo camisa 96 com a camisa da Raposa.

CRUZEIRO 1 X 1 ATHLETICO-PR

Cruzeiro

Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris e Marlon; Filipe Machado (Lucas Silva, aos 12 min do 2ºT), Ian Luccas Fernando Henrique, aos 12 min do 2ºT), Japa (Nikão, aos 32 min do 2ºT) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Robert, aos 37 min do 2ºT) e Bruno Rodrigues (Rafael Elias, aos 36 min do 2ºT)
Técnico: Paulo Autuori

Athletico-PR

Bento; Cacá, Thiago Heleno e Matheus Felipe (Kaíque Rocha, aos 13 min do 2ºT); Cuello, Fernandinho, Erick e Christian (Rômulo, aos 46 min do 2ºT); Vitor Bueno (Hugo Moura, aos 38 min do 2ºT), Bruno Zapelli (Madson, no intervalo) e Willian Bigode (Vitor Roque, no intervalo)
Técnico: Wesley Carvalho

  • Gols: Vitor Roque, aos 19 min do 2ºT (Athletico-PR); Matheus Pereira, aos 38 min do 2ºT (Cruzeiro)
  • Cartões amarelos: Ian Luccas, Neris e William (Cruzeiro); Matheus Felipe, Cacá, Hugo Moura e Rômulo (Athletico-PR)
  • Motivo: 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
  • Data: 30 de novembro de 2023
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
  • Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
  • Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
  • VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)
  • Público: 36.696 torcedores
  • Renda: R$ 1.519.277,50

Fonte: noataque.com.br

LEIA TAMBÉM