Com gol de Hulk, Atlético bate Athletic e assume liderança do Grupo A do Mineiro

O Atlético conquistou vitória importante nesta terça-feira (4), em duelo da sexta rodada do Campeonato Mineiro. Com gol de Hulk, a equipe da capital derrotou o Athletic por 1 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, e deu salto importante na tabela.

Com dez pontos conquistados, o Galo pulou para o topo do Grupo A; pelo menos até esta quarta-feira (4), quando Tombense e Betim, que somam oito (cada), entram em campo.

O próximo desafio do time comandado por Cuca será contra o Cruzeiro. Domingo (9), a partir das 16h, os rivais duelam pela sétima rodada, também no Gigante da Pampulha. O mando será da Raposa, que contará com 100% da carga de ingressos para seus torcedores.

Uma alteração importante

Para o duelo no Gigante da Pampulha, o técnico Cuca promoveu uma alteração no setor ofensivo. O comandante deu descanso a Júnior Santos, que atuou contra América e Villa Nova, e deu oportunidade a Cuello.

O argentino entrou no segundo tempo no Alçapão do Bonfim e, neste início de semana, fez a primeira partida como titular desde que foi contratado junto ao Athletico-PR.

Secador ligado

Agora cabe ao Atlético a missão de “secar” os dois concorrentes diretos do grupo. A partir das 19h desta quarta-feira (5), o Tombense recebe o Aymorés, em Tombos; às 19h30, o Betim será visitante contra o Pouso Alegre, no Manduzão.

Caso Gavião-Carcará (Tombense ) e Guerreiro (Betim) não vençam, o Galo seguirá na ponta da tabela.

Primeiro tempo picado

Os primeiros 49 minutos de jogo no Mineirão foram bastante “picados” pela arbitragem. A todo instante, faltas eram marcadas, mesmo quando o lance poderia ter sequência.

Em relação aos times, o Galo foi mais propositivo e partiu para cima desde o primeiro minuto. Porém, faltaram aquelas jogadas para levantar a torcida, mesmo que com sentimento de “quase”. O grande lance de perigo, até os 45, foi numa cabeçada de Rubens, que quase estufou a rede.

O Esquadrão, por sua vez, tentava aproveitar os espaços na defesa atleticana, explorando os contra-ataques. Mas, improdutivos não conseguiram tirar o zero do marcador.

Gol nos acréscimos

Mas o tento atleticano veio logo no primeiro minuto de acréscimo. Aos 46, Hulk recebeu livre, após belo passe de Scarpa. Ele limpou o goleiro e empurrou para o fundo das redes.

Zagueiro e estreante lesionados

Aos 12 minutos, o zagueiro Sidimar precisou ser substituído por lesão. Pouco tempo antes, o jogador da equipe de São João del-Rei havia se estranhado com Lyanco, do Galo.

Aos 34, após linda jogada pelo lado direito, o atacante Cuello caiu ao gramado e parecia sentir muitas dores no tornozelo. O argentino, estreante em BH, foi substituído por Júnior Santos.

Athletic pressiona no início

Os 15 primeiros minutos da etapa complementar foram de pressão do Athletic. Atrás do placar, o Esquadrão adiantou as linhas, pressionou a saída de bola do Galo e não deixou os donos da casa passarem do meio de campo. Porém, sem efetividade para empatar.

Jogo equilibra e fica morno

Nos minutos finais, o torcedor presente ao Mineirão não teve muitas emoções. O Galo equilibrou a partida, controlou mais as ações, mas não conseguiu ampliar o marcador. Júnior Santos teve grande chance, mas isolou.

O Athletic, por sua vez, não conseguiu manter o ímpeto dos minutos iniciais, mas seguiu buscando o empate. Everson, porém, pouco trabalhou com as mãos.

Athletic tenta

O Athletic tentou um ímpeto final. Com Fumaça, o Esquadrão assustou em chute de fora da área, mas a batida foi para fora. O Atlético ainda viu o atacante Júnior Santos ser expulso após levar segundo cartão amarelo por falta.

Apesar da expulsão aos 51 minutos do segundo tempo, o Galo conseguiu concretizar o importante triunfo sobre o time de São João del-Rei.

Atlético 1 x 0 Athletic

Atlético

Everson; Natanael (Saravia); Lyanco e Júnior Alonso; Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Otávio), Rubens (Bernard); Gustavo Scarpa (Palacios); Cuello (Júnior Santos) e Hulk. Técnico: Cuca

Athletic

Jefferson; Douglas Pelé, Sidmar (Matheus Mega|Jhonatan), Edson Miranda, e Yuri Silva; Diego Fumaça, Wallisson (Amorim) e David Braga; Welinton Torrão, Nathan (Matheus Gonçalves), Gustavão (Lincoln). Técnico: Roger Silva

Gols: Hulk, aos 46 minutos do primeiro tempo, para o Atlético
Cartões amarelos: Wallison, Edson Mirando e Mateus Gonçalves (ATH); Gabriel Menino, Júnior Santos, Guilherme Arana, Everson e Júnior Santos (CAM)
Cartão vermelho: Júnior Santos (CAM)

Público: 15.965
Renda: R$ 524.483,13

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 4 de fevereiro de 2025 (terça-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Arbtiragem: Luiz Skettino Policarpo Bento, auxiliado por Pablo Almeida Costa e Emílio Júnio Nascimento Santos
VAR: Wágner Reway

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM