Atlético dá show, goleia Grêmio e segue na luta pelo título do Brasileiro

O Atlético teve uma atuação de gala para se colocar de vez na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Contra uma das equipes mais fortes da competição, o time alvinegro criou belas jogadas e goleou o Grêmio por 3 a 0, neste domingo (26/11), na Arena MRV, pela 35ª rodada.

O Galo contou com boa apresentação da maior parte dos jogadores. Até tomou alguns sustos na defesa – como duas bolas na trave, uma em cada tempo -, mas dominou o adversário ao longo dos 90 minutos.

A vitória teve início após pressão que resultou em um golaço de Guilherme Arana. Na etapa final, Zaracho e Hulk marcaram em um intervalo de 10 minutos para sacramentar a vitória alvinegra.

Com o resultado, o Atlético assumiu quarta posição, com 60 pontos – três a menos do que o líder Palmeiras. Já o Grêmio caiu para o quinto lugar, com 59.

A partida também marcou a despedida do alvinegro na Arena MRV em 2023, já que a próxima e última partida em casa será no Mineirão, devido ao show de Paul McCartney no novo estádio. 

O Atlético volta a campo para enfrentar o Flamengo na quarta-feira, às 19h30, no Maracanã, pela 36ª rodada da Série A. Já o Grêmio encara o Goiás na quinta-feira, às 19h, na Arena do Grêmio.

Atlético x Grêmio: o jogo

Antes de a bola rolar, havia muita expectativa de ambos os lados. Separados por apenas dois pontos, Atlético e Grêmio queriam se manter na luta pelo título. No campo, Hulk foi homenageado pelo Galo no primeiro jogo após atingir a marca de 400 gols oficiais na carreira. O clube distribuiu máscaras alusivas à estatística para os torcedores.

A partida teve início com problema na tela do VAR – resolvido posteriormente. Dentro das quatro linhas, Felipão surpreendeu na escalação do Atlético ao optar por Edenilson no lugar de Rubens. A decisão do técnico foi criticada por parte dos torcedores, que vaiaram o volante no anúncio da equipe alvinegra.

Os primeiros 10 minutos foram intensos e melhores para os visitantes, que tiveram a primeira e boa oportunidade da partida. Ambos os times buscavam o ataque com poucos toques na bola e em contra-ataques.

A partir disso, pressão total do Atlético: Hulk e Igor Gomes tiveram chutes tirados praticamente em cima da linha, enquanto Edenilson acertou a trave em finalização de fora da área.

A facilidade do Galo em encontrar espaços resultou no primeiro gol da partida. Aos 25min, Zaracho cruzou, a zaga do Grêmio rebateu de forma parcial, e Arana pegou de primeira para fazer um golaço na Arena MRV e “explodir” a torcida: 1 a 0.

O jogo ficou mais equilibrado nos minutos seguintes. O Grêmio tinha mais a bola ofensivamente, mas não conseguia infiltrar na defesa atleticana. Os donos da casa, por sua vez, exploravam os contra-ataques e criavam as melhores chances.

No final do primeiro tempo, os gaúchos chegaram a acertar a trave em cobrança de escanteio, mas os 45 minutos iniciais terminaram com vitória alvinegra.

Segundo tempo

O roteiro da segunda etapa foi similar ao da primeira. O Grêmio teve uma grande oportunidade logo no começo, porém foi o Atlético quem marcou. Aos 4, em contragolpe, Hulk recebeu na ponta direita e tocou para Zaracho, que infiltrou sozinho e, frente a frente com o goleiro, não perdoou, fazendo seu primeiro gol na Arena MRV: 2 a 0.

O time gaúcho até jogava bem, criava chances, mas esbarrava nas atuações seguras de Jemerson e Mauricio Lemos e em defesas de Everson.

Em novo contra-ataque, mais um gol do Galo: Paulinho recebeu na direita e tocou para Hulk balançar as redes contra o Grêmio pela primeira vez na carreira: 3 a 0 aos 13. Empolgada, a torcida foi à loucura mais uma vez e gritou “Eu acredito”, em referência à briga pelo título do Brasileiro

Na sequência, o Atlético recuou as linhas de marcação e tentou explorar novamente as costas da defesa gremista. No entanto, as redes não balançaram mais na Arena MRV. Fim de jogo com uma grande atuação do Galo e festa da torcida.

Atlético 3 x 0 Grêmio

Atlético
Everson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio (Alan Franco 21 do 2º), Edenilson (Pavón 36 do 2º), Zaracho e Igor Gomes (Rubens 9 do 2º); Paulinho (Patrick 36 do 2º) e Hulk
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Grêmio
Gabriel Grando; Gustavo Martins, Bruno Uvini (Nathan, no intervalo) e Kannemann; Fábio, Ronald, Carballo (André Henrique 30 do 2º) e Reinaldo; Cristaldo (Ferreira, no intervalo) Everton Galdino (Nathan 19 do 2º) e Luis Suárez
Técnico: Renato Gaúcho

Motivo: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
Gols: Arana 25 do 1º; Zaracho 4 e Hulk 13 do 2º
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA-PR)
Cartões amarelos: Arana e Lemos (Atlético); Suárez e Fábio (Grêmio)
Público: 39.337
Renda: R$ 1.842.142,50

Fonte: noataque.com.br

LEIA TAMBÉM