Matheus Pereira não assina com Zenit e fica no Cruzeiro

Depois de uma reviravolta inesperada, a negociação entre Zenit e Cruzeiro por Matheus Pereira foi cancelada. O meia de 28 anos desistiu de assinar contrato com os russos e decidiu permanecer em Belo Horizonte. A janela de transferências do Campeonato Russo se encerrou às 17h59 (de Brasília) desta quinta-feira (20).

Minutos depois do fechamento da janela, a Premier League Russa divulgou a lista dos novos inscritos, e o nome de Matheus Pereira não aparecia como reforço do Zenit.

Entre Cruzeiro e Zenit já havia um acordo selado para a transferência de Matheus Pereira, na ordem de 20 milhões de euros, sendo 14 milhões de euros de imediato e outros 6 milhões de euros com o eventual cumprimento de metas. Porém, na última hora, o camisa 10 desistiu da transferência.

Durante a tarde, Matheus Pereira chegou a passar por exames médicos em uma clínica em Belo Horizonte, como parte do processo de contratação. O meia deixou o local em silêncio. Mas o acordo ruiu com o fechamento da janela russa.

Matheus Pereira tem contrato com o Cruzeiro até junho de 2026. No meio do ano, o atleta poderá tentar uma nova transferência para o futebol europeu, já que é nesse período que os clubes do Velho Continente costumam investir de maneira mais intensa.

Segundo o site russo Championat, a recusa de Matheus Pereira ao Zenit se deu por conta da vontade de sua esposa.

Proposta do Zenit por Matheus Pereira

O Zenit apresentou, durante a semana, uma oferta ao Cruzeiro que poderia chegar a 20 milhões de euros (cerca de R$ 118 milhões) contando bônus para levar o jogador.

O clube celeste, dono de 50% dos direitos econômicos de Pereira, deu sinal verde para que a transferência acontecesse. A decisão, então, ficou nas mãos do atleta.

A possibilidade da saída cresceu desde uma declaração do meio-campista após derrota celeste para o Atlético, no clássico do dia 9 de fevereiro, pelo Campeonato Mineiro. Na ocasião, o astro revelou que gostaria de jogar no futebol europeu para criar seu filho no exterior.

“Sempre deixei muito claro, no final do ano eu conversei com Pedrinho, conversei com Alexandre Mattos, falei que tinha o desejo de sair. A gente vai ter um filho agora, e queria criá-lo na Europa. Infelizmente, não aconteceu”, disse, à Itatiaia, após derrota no Mineirão.

Matheus Pereira no Cruzeiro

Matheus Pereira chegou ao Cruzeiro em 24 de julho de 2023, após defender o Al-Wahda, dos Emirados Árabes, onde atuou emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Inicialmente, ele foi contratado por empréstimo pela gestão de Ronaldo Nazário na Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Em junho de 2024, o meia foi comprado pelo clube mineiro, já na nova gestão de Pedro Lourenço na SAF. À época, o Cruzeiro não divulgou oficialmente os valores da operação, mas o investimento foi próximo de 5 milhões de euros (R$ 30 milhões) por 50% dos direitos econômicos. Desde então, Matheus Pereira firmou um novo contrato até junho de 2026.

O camisa 10 tem 81 jogos oficiais pelo Cruzeiro, sendo 72 como titular. Matheus Pereira marcou 12 gols e deu 17 assistências no clube.

Pereira ainda entrou em campo este ano em dois amistosos, contra São Paulo e Atlético, na FC Series, nos Estados Unidos, e marcou um gol.

Cruzeirense desde a infância, o atleta chegou à Toca da Raposa II a fim de se recuperar técnica e mentalmente, uma vez que vinha de uma profunda depressão e pensava em abandonar o futebol.

Tecnicamente acima da média, Matheus Pereira passou parte da infância e da adolescência em Portugal, onde foi revelado pelo Sporting, de Lisboa, na temporada 2016/17. Em seguida, passou por Chaves-POR, Nuremberg-ALE, West Bomwich-ING, Al-Hilal-SAU e Al-Wahda-EAU.

Números de Matheus Pereira no Cruzeiro

*Jogos por competições oficiais

  • 2023 – 15 jogos, 1 um, 1 assistência
  • 2024 – 59 jogos, 11 gols, 15 assistências
  • 2025 – 7 jogos, nenhum gol e 1 assistência

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM