O casal Eudes Alves e Leiliane Melo comemora o sucesso da atividade leiteira na pequena propriedade, em Vazante. Eles já tinham tentado produzir, mas amargaram prejuízos. Agora, com apoio do Sistema FAEMG, estão evoluindo a cada dia.
“Faltava gestão e planejamento. Participamos do Programa Negócio Certo Rural, que abriu nossa mente para esta necessidade e, em seguida, ingressamos no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, que tem sido transformador”, comentou Eudes.
Em Vazante, o ATeG Balde Cheio atende 30 produtores por meio da parceria com a ADVAZ. “No início, a produção deles era de 40 litros de leite por dia. Um ano depois, se aproxima dos 200 litros por dia. Eles não tinham hora certa para tirar o leite, gastavam muito com a alimentação do gado e não tinham controle dos gastos. Começamos a gerenciar os processos, reformamos pastagens para produção de milho para silagem e readequamos a estrutura de ordenha”, detalhou o técnico Cláudio Henrique Cardoso.
“Com apoio do ATeG Balde Cheio, as coisas estão dando certo e estamos obtendo lucro. Seguimos todas as recomendações do técnico, e o progresso tem sido enorme. Traçamos novas metas e esperamos atingi-las em breve”, ressaltou Leiliane.
FAEMG/SENAR/INAER