Variante inédita da ômicron no Brasil é detectada pela UFMG em Minas Gerais

Uma nova linhagem da variante ômicron do Sars-CoV-2 foi identificada em Minas Gerais pela equipe do CTVacinas da UFMG, que faz parte da Rede Vírus-MCTI e da Rede Corona-Ômica BR-MCTI. A variante BA.2.12.1, que é predominante nos Estados Unidos (EUA), é inédita no Brasil.

O professor Flávio da Fonseca, pesquisador do CTVacinas, explicou que a nova linhagem é mais infecciosa que a ômicron. “Essa linhagem se dissemina com maior rapidez que as outras da ômicron presentes no país. Daí a nossa preocupação com a descoberta”, destacou.

O pesquisador, que também é vinculado ao Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, disse que a variante foi identificada em um evento internacional realizado no Rio de Janeiro.

De acordo com ele, três pesquisadores de Belo Horizonte apresentaram sintomas da covid-19 e fizeram o exame RT-PCR. Ao ver o resultado, eles perceberam que as três amostras possuíam uma quantidade de vírus muito alta.

“Como se tratava de um encontro com a presença de estrangeiros, decidimos realizar o sequenciamento genético das amostras para detectar a variante. E constatamos que a nova linhagem havia chegado por aqui”, revelou o pesquisador.

Conforme Flávio Fonseca, a identificação de novas linhagens é importante no contexto de vigilância epidemiológica. “Toda vez que surge uma variante, ela se subdivide em linhagens que podem ter características diferentes. As novas linhagens podem ser mais infecciosas, mais graves, mais transmissíveis ou mais resistentes a anticorpos vacinais ou de infecções prévias. Por isso, é importante monitorar a entrada de novas linhagens para verificar se aumentaram os casos de infecção e se essas novas linhagens vão se difundir”, disse o professor.

De acordo com a UFMG, após a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) receber o alerta do CTVacinas, algumas medidas serão adotadas. Pessoas infectadas, por exemplo, irão realizar o contact tracing, rastreamento de quem elas tiveram contato. Depois, elas serão acompanhadas para entender se a nova linhagem irá se espalhar e, posteriormente, a pasta irá estabelecer medidas para contê-la.

Importância da vacinação

A vacinação completa contra covid-19 é essencial para que as mutações do vírus sejam reduzidas. “Quanto mais o vírus se multiplica, mais ele sofre mutações. Quanto mais ele sofre mutações, maior é a chance do surgimento de uma variante nova. Portanto, se a vacina ajuda a impedir que o vírus se multiplique, ela também ajuda a impedir que novas variantes importantes apareçam”, disse o professor, que acrescentou que a imunização diminui os sintomas da doença.

“Temos a expectativa e a esperança de que, neste ano ou no ano que vem, a situação de pandemia seja encerrada e que o vírus da covid-19 entre em uma condição endêmica e sazonal, semelhante à da influenza nos dias de hoje. O Sars-CoV-2 vai continuar circulando, mas conseguiremos conviver com ele”, concluiu.

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM