Unidade do Exército Brasileiro é inaugurada em Paracatu

No mês de março, foi criada a primeira turma de atiradores do Tiro de Guerra de Paracatu (MG). Uma solenidade foi organizada para marcar a matrícula dos primeiros atiradores da cidade, com a presença do Comandante da 4ª Região Militar, do Prefeito do município, e de autoridades civis e militares. O Tiro de Guerra de Paracatu foi criado em 2023 e entrou em operação em janeiro de 2024.

Os Tiros de Guerra são pequenas unidades do Exército Brasileiro, que têm a missão de formar cidadãos para a reserva mobilizável. Geralmente, essas unidades são instaladas em cidades que não possuem quartel e, desta forma, permitem ao jovem que completa 18 anos prestar o serviço militar obrigatório, sem sair de sua localidade. Esses jovens são chamados de atiradores e, além da formação militar, desenvolvem valores como civismo, cidadania e patriotismo,

Na cidade de Paracatu, o Tiro de Guerra já está integrado às demandas locais, com previsão de apoiar a campanha contra a dengue, mobilizando os atiradores para a limpeza de locais públicos e para a distribuição de panfletos de conscientização da população.

Há também o planejamento para criar um ciclo de instruções e palestras junto aos órgãos de segurança pública locais, além de uma parceira com a Polícia Militar Ambiental para apoiar a Campanha Cidade Limpa 2024,

O Tiro de Guerra representa uma parceria importante entre o Exército e a cidade. A prefeitura municipal é responsável pela instalação da sede do Tiro de Guerra, bem como sua manutenção, provendo equipamentos e pessoal administrativo para garantir o seu bom funcionamento. Por sua vez, o Exército fornece instrutores capacitados para prover os treinamentos, bem como todo o fardamento, equipamentos, armamento e munição necessários para desenvolver a atividade militar.

Os atiradores são selecionados entre os cidadãos que fizeram o alistamento militar na cidade, mediante processo seletivo para prestação do serviço militar no Tiro de Guerra.

Por: Paulo Sérgio/Fonte: Exército Brasileiro/Paracatu News

LEIA TAMBÉM