Suspeita de Polio em criança de 2 anos é descartada pelo Ministério da Saúde

A criança com sintomas de pólio foi identificada em Patos de Minas, segundo a gerente da atenção básica, Betânia Morais. O menino de 2 anos, que continua internado em um hospital de Belo Horizonte, apresentou sintomas da doença em setembro e, desde então, o caso é investigado pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Nesta quarta-feira (18), no entanto, a suspeita foi descartada pelo Ministério da Saúde. Segundo Lilian Alves Silva Amorim, encarregada de imunização, na época, o menino acordou bem e, em seguida, apresentou a paralisia, subitamente, nos membros superiores e inferiores, o que levou à suspeita da doença. Foram coletada fezes e detectado vírus vacinal, o que já era esperado. Todas as condições indicavam a possibilidade de haver a doença. Ela segue em acompanhamento, em hospital de Belo Horizonte, e o diagnóstico já foi fechado em outras condições, descartando a suspeita de Poliomielite.

Essa doença já havia sido considerada erradicada no Brasil com o último caso registrado no país em 1989. No município a cobertura vacinal é baixa: 65% para a faixa até 4 anos. O último ano em que a cobertura atingiu a meta indicada para o controle da doença (95%) foi em 2015. Desde então, a porcentagem de crianças vacinadas tem sido inferior a 90%.

Fonte: Patos Já

LEIA TAMBÉM