Surto de Covid-19 no Presídio de Patos de Minas suspende visitas e entrada de novos presos

O Presídio de Patos de Minas está com um surto de Covid-19. Pelo menos 36 detentos estão com diagnóstico da doença. Foram interrompidas as entradas de novos presos no local. As visitas dos familiares também foram suspensas. Não há paciente com quadro grave da doença.

A Ascom da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informou que, até o momento, há 36 casos confirmados de Covid no Presídio de Patos de Minas, mas nenhum apresenta quadro grave. Os detentos estão isolados e passam por atendimento médico. As entradas de novos detentos estão suspensas e serão encaminhadas para a Penitenciária de Patrocínio.

Isolamento dos casos

Em casos de sintomas, há um procedimento de isolamento de quarentena – de 14 dias – e há uma avaliação médica antes de qualquer liberação. Os testes ocorrem, principalmente, em situações de casos suspeitos.

Visitas suspensas

As visitas nas unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) seguem as orientações do Plano Minas Consciente, do Governo Estadual, de acordo com a classificação de cada região. Conforme rege a Resolução Conjunta 13/2021, assinada pela Sejusp, TJMG, Defensoria Pública e Ministério Público de Minas Gerais, quando houver declaração de surto na unidade prisional pelo órgão de Saúde do município, como é o caso de Patos de Minas, as visitas devem ser suspensas.

Vacinação

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) tem articulado ações de vacinação da população carcerária, em parceria com as unidades de saúde dos municípios, obedecendo a agenda estabelecida pelo calendário dessas regiões. A unidade encaminha todos os seus detentos nos períodos de vacinação estipulados e, para os que chegam, com alguma pendência nas doses, há uma interlocução com o município, para a aplicação dessas. Nenhum detento recusou a vacina.

Fonte: Patos Hoje 

LEIA TAMBÉM