Senar capacita produtores rurais para operação de trator em Serra do Salitre

Produtores rurais e filhos de produtores rurais de Serra do Salitre, no Alto Paranaíba, fizeram o curso de Operação de Trator, ofertado pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais do município.

O curso tem duração de cinco dias, e os participantes tem aulas teóricas e práticas. “Na parte teórica, abordamos principalmente questões de saúde e segurança no trabalho, condução de máquinas agrícolas em vias públicas, e questões de preservação do meio ambiente. Na prática, os participantes operam o trator com implementos, neste caso, utilizamos uma grade aradora hidráulica. Além disso, eles fazem a manutenção preventiva do TAP [trator agrícola de pneu], ressaltando sempre a importância deste trabalho para uma maior vida útil do equipamento, seja ele o próprio trator, ou seus implementos”, detalha o engenheiro agrônomo e instrutor do curso, Eugênio da Silveira.

Quase metade da turma foi composta por mulheres. Bruna Aparecida tem só 22 anos, mas desde que nasceu vê o pai operar trator na fazenda onde cultivam café. Atualmente, a jovem mora na cidade por causa dos estudos, mas nem pensa em se afastar da zona rural e, por isso, quis fazer o curso do Senar. “Eu já tinha pilotado trator, tinha noções básicas, mas agora me sinto quase uma profissional. Aprendi a operar com grade aradora, e ainda aprendi a parte de manutenção e mecânica. Percebo que assim como eu, muitas mulheres têm se interessado por esta área”, conta, empolgada.

“Após o curso, os produtores e trabalhadores rurais veem a atividade com outros olhos. Sabendo fazer manutenção, regulagem e operação de forma correta, terão mais eficiência operacional, que significa menor tempo de operação, menor custo com combustível e peças de reposição, e, com certeza, mais segurança para o operador”, conclui o instrutor.

Fonte e Fotos: Elcio Fonseca Chaves Júnior
Assessor de Comunicação / Regional de Patos de Minas

LEIA TAMBÉM