Secretaria de Educação de MG pede tranquilidade e reforça medidas de segurança e prevenção em escolas

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) se posicionou, no fim da tarde desta segunda-feira (10), quanto aos boatos de que haveria ataques às escolas de Minas Gerais na próxima semana. Além de citar medidas tomadas pelo governo do estado para a proteção do ambiente escolar, a secretaria pediu calma aos pais e alunos.

Segundo a SEE, ações educativas estão sendo feitas nas escolas estaduais de Minas Gerais junto aos estudantes e às comunidades escolares. Além disso, ações policiais estão mapeando as áreas mais sensíveis.

O estado criou, ainda, Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs), formados por psicólogos e assistentes sociais que realizam palestras e diálogos com os estudantes. Há também o Programa de Convivência Democrática, programa constituído por protocolos que orientam sobre as intervenções e encaminhamentos em situações de violências e violações de direitos nas escolas

“Reforçamos que as mensagens de supostas ameaças em redes sociais, envolvendo escolas da rede estadual, estão sendo monitoradas e investigadas pelos órgãos competentes. Até o momento, não foram detectadas quaisquer anormalidades nas escolas da rede estadual. Ressaltamos a importância de que todos colaborem no enfrentamento às fake news no ambiente escolar e não compartilhem conteúdos de violência relacionados às escolas — principalmente as informações de cunho duvidoso, sem confirmações de fontes oficiais”, afirma a nota do governo.

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM