O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU- socorreu nesta sexta-feira (17) seis estudantes da Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz, em Patos de Minas. Eles foram conduzidos até o Pronto Socorro do Hospital Regional para receberem atendimento médico. Os estudantes teriam desencadeado uma crise de ansiedade coletiva. Ontem, também foram registrados episódios dessa natureza.
De acordo com informações de alunos da instituição, algumas estudantes começaram a apresentar as crises e a situação foi desencadeando nos outros estudantes. Um familiar contou que uma aluna de 14 anos foi bastante afetada pela reação em cadeia e chegou a desmaiar. Ela foi socorrida e precisou ser sedada no Hospital Regional. Outro estudante apresentou crise convulsiva e teve que ser contido pelos colegas.
E apesar de nunca ter sido registrada em anos anteriores, essa situação é uma repetição do que ocorreu ontem, quando alunos também passaram mal e tiveram novamente que ser atendidos no hospital. Eles disseram que, durante as crises, os estudantes apresentavam respiração alterada, como se estivessem em pânico e até se debatendo. Não se sabe o que pode ter provocado os episódios, mas foi descartada qualquer questão relacionada à água ou comida da escola.
O fato de os alunos ter ficado muito tempo fora da sala de aula durante a pandemia e condições já manifestadas anteriormente pelos estudantes podem estar relacionados com os episódios. Outro fator levantado por professores são os prazos cada vez maiores que os alunos gastam com jogos, redes sociais e demais plataformas digitais.
A direção da escola foi até o Hospital Regional e acompanhou o atendimento aos estudantes. O diretor informou, após se reunir com os médicos e conversar com os pais, que todos estão bem. Os pais cobraram um esclarecimento da direção da escola com relação aos episódios. O Superintende de Educação, Carlos Coimbra, informou que a Secretaria Estadual de Educação irá encaminhar um parecer oficial sobre os casos.
Às 17h15 desta sexta, a Secretaria Estadual de Educação enviou o seguinte posicionamento: “Sobre os estudantes da Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz, em Patos de Minas, que apresentaram uma crise de ansiedade, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a direção da escola tomou todas as providências necessárias. Os pais e responsáveis foram acionados e os estudantes seguiram para atendimento médico. Após realizar exames, que não apontaram alterações, os estudantes foram liberados. A direção da escola, juntamente com a Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas, responsável pela coordenação da escola, continuarão acompanhando o caso, para prestar apoio e acolhimento aos estudantes e seus familiares.”