Romeiros seguem a pé até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia na comunidade de Andrequicé

Agosto é o mês da centenária Festa de Nossa Senhora da Abadia, São José e São Sebastião. A tradicional festa religiosa acontece na comunidade de Andrequicé, no município de Presidente Olegário, no Noroeste do Estado. Nos últimos dias é comum encontrar romeiros de toda a região fazen

do o percurso a pé, de carro de bois ou a cavalo, sempre com o intuito de agradecer alguma graça recebida.

A festa que está na sua 129ª edição acontece de 06 a 15 de agosto, mantém a tradição dos carros de bois, cavalgadas e peregrinação a pé que passa de geração para geração. Neste sábado (05) dezenas de carreiros saíram de localidades vizinhas, uma cavalgada saiu de Presidente Olegário com destino ao santuário. Um grupo de romeiros saiu a pé de Patos de Minas com destino a Andrequicé.

Durante esse período de festa, principalmente nos finais de semana é comum encontrar com dezenas de pessoas fazendo o percurso de pouco mais de 60 Km de Presidente Olegário ao Santuário de Andrequicé a pé. Vale salientar que é um trecho perigoso e de estrada de terra, principalmente porque os romeiros preferem fazer o percurso durante a noite, com isso a atenção tem que ser redobrada.

Para que a peregrinação seja tranqüila os romeiros têm que ficarem atentos com algumas orientações:

– É preciso sempre andar pelo acostamento em sentido contrário ao fluxo de veículos e de preferência com roupas de cores fortes.

– O recomendável é não realizar o trajeto durante a noite, mas se o fizer, o ideal é usar coletes reflexivos e lanternas.

– Motorista tenham a atenção redobrada durante o trajeto para evitar acidente, pois durante esse período é comum encontrar pessoas a pé, a cavalo ou em carro de bois.

Durante o trajeto os romeiros contam com pontos de apoio, com distribuição de lanches e área para descanso. São dois pontos durante o percurso, um na fazenda da Dalva, cerca de 20 km de Presidente Olegário e, outro na altura do Km 42 na fazenda do Sérgio. Um terceiro ponto de apoio fica localizado na comunidade de Andrequicé.

Mais de 60 mil devotos são esperados no santuário. Para receber os romeiros centenas de voluntários de diversas comunidades de Presidente Olegário, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté vão trabalhar durante a festa.

Fotos: Gilvan Simões

 

LEIA TAMBÉM