Mesmo com inúmeros desfalques e de olho nas semifinais das Copas (do Brasil e Libertadores), o Atlético conseguiu importante resultado na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em duelo com o Fortaleza, disputado nesta quarta-feira (16) na Arena Castelão, o time comandado por Milito arrancou empate por 1 a 1 com o melhor mandante da competição. Cabe destacar que o Leão do Pici terminou a partida com dois jogadores expulsos (Marinho e Tinga).
Com o resultado, o Fortaleza chegou aos 56 pontos e seguiu na terceira colocação, atrás de Botafogo e Palmeiras. O Galo, por sua vez, com 41, seguiu na nona colocação.
Os mineiros voltam a campo no próximo sábado (19) e encaram o Vasco da Gama. Os times se enfrentam em São Januário, a partir das 18h30 (de Brasília), no segundo duelo das semifinais da Copa do Brasil. Já a equipe de Vojvoda descansa e enfrenta o Palmeiras em 26 de outubro, como visitante, pela 31ª rodada.
Atlético bem desfalcado
Com diversos desfalques, por lesões, convocações e/ou suspensões, o Galo entrou em campo com equipe bastante modificada. Para se ter ideia, apenas o goleiro Everson e o lateral-direito Saravia foram os titulares utilizados. Para a viagem, outros dois foram acionados: o meia Gustavo Scarpa e o volante Otávio.
Primeiro tempo movimentado
Os primeiros 45 minutos (mais acréscimos) foram bastante movimentados no Castelão. O Fortaleza, dono da casa, teve mais domínio das ações, mas em algumas oportunidades esteve perto de ser vazado.
Saravia na trave
Aos 13 minutos, Fausto Vera recebeu lançamento na área, errou a bola. A pelota sobrou para Saravia que, num chutaço de fora da área, acertou o travessão de João Ricardo
Troco e gol do Fortaleza
No minuto seguinte, Marinho aproveitou bobeada da defesa atleticana e, driblando dois adversários, chutou forte e estufou a rede.
Empatou, mas não valeu
Aos 20, Palacios arrancou em velocidade e marcou. Porém, o bandeira já assinalava a condição irregular do colombiano.
Quase o Leão marca
Aos 31 minutos, Moisés aproveitou erro de saída do Galo, arrancou e chutou forte. A bola passou raspando a trave direita de Everson.
Melhor chance do Galo
Aos 44, Fuchs cruzou, Igor Gomes deu o carrinho e a bola não entrou por pouco.
Empatou no início
Na volta do intervalo, veio o gol de empate do Atlético. Logo aos 2 minutos, Palacios cruzou e Fausto Vera, de cabeça, deixou tudo igual no Castelão.
Marinho expulso
Aos 13 minutos, Marinho se estranhou com Palacios. O atacante do Leão do Pici deu peitada no colombiano e acabou sendo expulso.
Cria faz estreia
Aos 25 minutos, Milito promoveu uma estreia na equipe principal. O jovem Caio Maia, de 19 anos, foi acionado no lugar de Palacios, que deixou o campo com câimbras.
Mais um expulso
Aos 37 minutos, Robert lançou Caio Maia. O jovem partiu em velocidade e foi derrubado por Tinga, último homem. O jogador do Fortaleza recebeu o vermelho.
Fim de papo
Com dois atletas a mais em campo, o Galo pressionou, sufocou, mas não conseguiu a virada. A partida terminou empatada por 1 a 1.
Fortaleza 1 x 1 Atlético
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Rossetto, Hércules e Martinez (Yago Pikachu); Marinho, Lucero (Breno Lopes) e Moisés (Renato Kayzer/José Welison). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Atlético
Everson; Renzo Saravia; Bruno Fuchs, Igor Rabello, Mariano; Fausto Vera, Paulo Vitor (Otávio), Igor Gomes (Gustavo Scarpa), Brahian Palacios (Caio Maia); Alisson (Robert) e Alan Kardec. Técnico: Gabriel Milito
Gols: Marinho, aos 14 minutos do primeiro tempo, para o Fortaleza; Fausto Vera, aos 2 minutos do segundo tempo, para o Atlético
Cartões Amarelos: Bruno Pacheco (FOR), Marinho; Palacios, Paulo Vitor
Cartões vermelhos: Marinho, Tinga (FOR)
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 16 de outubro de 2024 (quarta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Neuza Inês Back e por Michael Stanislau
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Público: 23.046
Renda: R$ 301.513,00
Fonte: Itatiaia