Professoras produzem máscaras de tecido e distribui para idosos em Presidente Olegário

Um grupo de professoras, em Presidente Olegário, está confeccionando máscaras reutilizáveis de tecido, que estão sendo doadas a idosos para a prevenção do coronavírus (Covid-19). As máscaras confeccionadas poderão ser lavadas e esterilizadas com ferro de passar roupa.

A iniciativa foi da professora Maria José da Silva Teles, que percebeu a grande aglomeração de idosos nas filas dos bancos e sem nenhuma proteção. Com a doação de tecidos, foram confeccionadas as primeiras mascaras e doadas à idosos que estavam na porta da agência do Sicoob.

“Estamos contando com a ajuda de algumas pessoas para doação de tecidos e materiais, como à Carol da Drogaria Planalto que gostou da ideia e contribuiu com a doação de materiais para confecção das mascaras”, destacou Maria José.

Além das irmãs Maria José e Romilda ainda estão trabalhando voluntariamente na confecção das mascaras, Shirley e Vilma Amorim. Nesta quarta-feira (08), serão distribuídas dezenas de mascaras à idosos na porta do Banco Itaú, região central de Presidente Olegário.

As máscaras faciais descartáveis são recomendadas pelo Ministério da Saúde, principalmente, a profissionais da saúde, idosos, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus.

A máscara pode ser usada como uma proteção, mas não sozinha. Deve ser aliada às medidas básicas de higiene para evitar a proliferação do vírus, como lavar bem as mãos com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool em gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

É preciso cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

LEIA TAMBÉM