Presidente Olegário sediará encontro do Serviço de Inspeção Regional de Produtos de Origem Animal nesta sexta-feira (13)

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

O CISPAR – Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba, iniciou sua agenda de reuniões itinerantes para apresentação do Serviço de Inspeção Regional de Produtos de Origem Animal (SIR). No dia 13 de maio, Presidente Olegário sediará o encontro que envolverá outros nove municípios e espera contar com a participação de representantes das prefeituras municipais e das agroindústrias da região. A proposta é apresentar as ações do SIR, na orientação dos produtores rurais e as vantagens da certificação para o desenvolvimento do setor.

Atualmente, o Serviço de Inspeção Regional já fez o registro de 25 estabelecimentos e tem mais outros 27 em processo de registro. Indústrias de ovos, embutidos, mel, carnes e queijos, situadas nos municípios consorciados, podem solicitar a orientação técnica para certificação, que permite a comercialização de seus produtos no território das cidades participantes do projeto. Recentemente, o SIR recebeu o Títulos de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que tem equivalência do selo emitido pelo Ministério da Agricultura. Com isso, os produtos de origem animal registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados ao Cispar, podem ser comercializados em todo território nacional.

Além do papel de fiscalizar e certificar, o Serviço de Inspeção Regional tem uma importante atuação na orientação às pequenas agroindústrias, no sentido de boas práticas na produção e estratégias de comercialização, para isso, o consórcio conta com importantes parcerias, como a da Emater e do Sebrae. No Alto Paranaíba, participam do consórcio do Serviço de Inspeção Regional, os seguintes municípios: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, João Pinheiro, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, São Gotardo e Serra do Salitre.

Em Presidente Olegário, o encontro acontece na sede do Rotary Club, a partir das 13h30 (aberto ao público. O CISPAR reforça a importância da participação de produtores rurais e representantes de agroindústrias, que pretendem se adequar, receber a certificação e ampliar a comercialização de seus produtos para além do território de origem.

Fonte: Rejane Gomes/Amapar

LEIA TAMBÉM