Presidente Olegário: Homem com anemia falciforme precisa de doação de sangue

O olegariense Henrique Ribeiro Landim “Ti Henrique”, 40 anos, que é portador de anemia falciforme, está precisando com “urgência” de doação de sangue “O” positivo para transfusão. Ele tem que fazer a transfusão mensalmente. A doação pode ser de qualquer tipo sanguíneo, o importante é doar.

Ti Henrique procurou nossa reportagem, depois que esteve no Hemocentro na cidade de Patos de Minas para a transfusão e, foi comunicado que o sangue está em falta. “Está faltando sangue no Hemocentro, o estoque está baixo, vamos doar sangue pessoal, pode ser qualquer tipo sanguíneo” destacou Ti Henrique.

Quem puder ajudar deve se dirigir ao Hemocentro de Patos de Minas, na Rua Major Gote, ao lado do Hospital Regional Antônio Dias e atende na segunda-feira das 14h30 às 18h30 e de terça a sexta-feira das 7h às 11h. No local falar que a doação é para Henrique Ribeiro Landim “Ti Henrique”.

Os requisitos básicos para doar são: estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento original e oficial com foto. Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico positivo para covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas. Já o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo que leve, ou febre ou outros sintomas infecciosos, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar.

A Doença:
A anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) é caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

A anemia falciforme causa crise de dor. Infecções, dores e fadiga são sintomas de anemia falciforme. Os tratamentos incluem medicamentos, transfusões de sangue e, raramente, transplante de medula óssea.

LEIA TAMBÉM