Presidente Olegário está com 13 casos suspeitos de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Presidente Olegário atualizou na tarde desta quarta-feira (08/04) o boletim diário sobre a pandemia de coronavírus. Até o momento o município está com 13 casos suspeitos de COVID-19. Até a terça-feira, eram doze.

Segundo a pasta, as 13 pessoas estão clinicamente bem e se encontram em isolamento domiciliar, com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Não há nenhum caso confirmado da doença no município.

Sobre os casos investigados a secretaria informou a nossa reportagem que os materiais foram coletados, mas a instituição responsável pelos exames está sobrecarregada, devida à grande demanda. Por isso, o prazo de entrega dos resultados é indeterminado.

A Prefeitura pede, expressamente, que a população não saia de casa. Desde que o Ministério da Saúde declarou que há transmissão comunitária em todo o país, isso significa que o vírus já pode está circulando na cidade.

SAIBA O QUE É O CORONAVÍRUS:

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Chamado oficialmente de SARS-CoV-2, o novo agente foi descoberto no fim de dezembro de 2019.

O novo coronavírus é transmitido de pessoa a pessoa por gotículas respiratórias, por meio de tosse ou espirro, pelo toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido, então, de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os sintomas mais comuns da doença, chamada covid-19, apresentados entre os pacientes contaminados, são febre, tosse e falta de ar. Além disso, dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados.

Como posso me proteger?

A OMS recomenda:

– Lavar as mãos (água e sabão é a melhor estratégia)

– Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, de preferência com um lenço de papel, e lavar as mãos depois, para evitar que o vírus se propague;

– Evitar locais de aglomeração de pessoas;

Ir aos hospitais e postos de saúde somente em casos de urgências, visto que são locais apropriados para transmissão;

– Evitar passar a mão nos olhos, nariz e boca — se você tocar uma superfície contaminada pelo vírus, poderá transferi-lo para o seu corpo;

– Não ficar muito perto de pessoas tossindo, espirrando ou com febre. Idealmente, mantenha pelo menos 1 metro de distância.

Foto: Luis André Amaral

LEIA TAMBÉM