Presidente Olegário comemora seu 86º aniversário de emancipação política, nesta quarta-feira (01/01), mas nenhuma programação em comemoração ao aniversário da cidade foi marcada pelo poder público. A cidade é conhecida por sua ampla produção agropecuária e pelas riquezas naturais, como rios, cachoeiras e grutas.
Tudo começou quando um rancho de tropeiros que iam e vinham de Paracatu deu origem a uma localidade chamada “Brejo Alegre”. No dia 10 de outubro de 1851 foi feita a doação ao patrimônio público da igreja, onde foi erguida a Capela de Santa Rita de Cássia, com isso a localidade passou a ser chamada de “Santa Rita da Boa Sorte”.
No ano de 1867, o povoado foi elevado a “Distrito” de Paracatu. Já no ano de 1888, quando foi incorporado ao município de Santo Antônio dos Patos, hoje Patos de Minas, o nome foi mudado novamente passando a ser chamado de “Santa Rita de Patos”.
No dia 31 de dezembro de 1938, o distrito de “Santa Rita de Patos” foi elevado a município, e o nome novamente foi trocado passando a ser chamar “Presidente Olegário”, em homenagem a Olegário Maciel, chefe político da região, falecido durante a sua gestão na Presidência do Estado de Minas Gerais.
Com a emancipação política a cidade de Presidente Olegário, comemora seu aniversário no dia 1º de janeiro. A população está estimada em 19.177 habitantes, segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Atualmente a cidade é administrada pelo prefeito Rhenys da Silva Cambraia, o Sargento Rhenys Cambraia (Republicanos), que está em seu segundo mandato e tem como vice-prefeito Júlio Reis Pereira (Progressistas).
Compõem o Poder Legislativo os vereadores: Marcão (PP), Guilherme Alves (Podemos), Pedro Osvando de Castro (PP), Branco Teodoro (Podemos), Sílvio Cunha (PDT), Taynan Maciel (Republicanos), Tião Roberto (Republicanos), Mirsandra (Podemos), Markim Araújo (Avante), Delma (PT) e Júnior Enfermeiro (PSD). Parabéns, Presidente Olegário pelo seu aniversário.