Presidente Olegário chega a 113 dias sem chuva e sequidão deve continuar nos próximos dias

Já são 113 dias sem chover em Presidente Olegário, ou seja, quase quatro meses de sequidão. Ainda não há risco de faltar água na cidade, mas o desperdício pode provocar o desabastecimento. Alguns localidades e fazendas do município estão sendo abastecidas por dois caminhões pipas disponibilizados pela Prefeitura Municipal. Não há previsão de chuva para os próximos dias.

De acordo com a Estação Meteorológica no Distrito de Sertãozinho, o último dia de chuva em Presidente Olegário foi no dia 20 de maio. Para os próximos dias, as pessoas podem se preparar para mais tempo seco. Segundo o Clima Tempo e o INMET, não há previsão de chuva para esta semana em Presidente Olegário.

Com o tempo seco, as queimadas têm sido outro tormento para os moradores. Na última sexta-feira (08), aproximadamente 400 hectares foram queimadas as margens da MGC-354, a aproximadamente 9 km de Presidente Olegário, a queimada além de ter causado danos ambientais também deixou boa parte da cidade sem água, já que o sistema de captação no Ribeirão Três Barras ficou sem energia elétrica.

Além de prejudicar o meio ambiente, o fogo causa muita sujeira e agrava problemas de saúde. Pessoas enfermas, crianças e idosos são os que mais sofrem. Com a baixa umidade do ar, especialistas recomendam que as pessoas bebam bastante água e procurem umidificar as residências, com umidificadores, toalhas molhadas e recipientes com água. Molhar os jardins pode amenizar a sensação de sequidão. Os exercícios físicos ao ar livre devem ser evitados no período das 11 e 15 horas.

LEIA TAMBÉM