Premiado do ATeG Balde Cheio vislumbra crescimento

Aos 74 anos, Hélio Carneiro, comemora o seu primeiro prêmio como produtor de leite: o terceiro colocado na categoria acima de 1.000 litros na Premiação dos Destaques do ATeG Balde Cheio, promovida pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Com produção média de quase 5.000 litros por dia, Hélio quer aumentar ainda mais a produção. “Fiquei muito feliz com a premiação, demonstra que estamos no caminho certo, que estamos fazendo o que tem que ser feito”, comemora o produtor.

Mas nem sempre foi assim. Desde muito jovem, Hélio cria suínos, na própria granja, no município de Carmo do Paranaíba. Em 2002, ele herdou do pai uma nova propriedade e decidiu diversificar, investindo na pecuária de leite. “Eu não tinha experiência com leite, apenas ouvia alguns relatos de colegas produtores. Quando soube da existência do ATeG Balde Cheio, por meio da CARPEC (Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba), quis logo participar”.

Gustavo Júnior Gaspar, técnico do ATeG Balde Cheio, que acompanhou o produtor ao longo dos dois anos do programa, se lembra bem dos problemas na propriedade. “Os problemas eram causados, principalmente, pela falta de gerenciamento e tecnologias específicas. Visualizamos a importância de construir um barracão (Compost Barn) na propriedade. Ao mesmo tempo, iniciamos o gerenciamento da atividade leiteira. O produtor e seus colaboradores começaram a fazer todo o controle de despesas e receitas e a estabelecer metas. Os resultados foram surgindo, naturalmente”.

“O ATeG despertou em mim e nos colaboradores uma vontade enorme de evoluir. Sinto que estávamos acomodados e por isso as coisas não iam para frente. A pecuária de leite é uma atividade cheia de desafios e, sem conhecimento, fica praticamente impossível permanecer nela. Agradeço demais ao Sistema FAEMG/SENAR/INAES e à CARPEC por nos proporcionar esse programa tão maravilhoso”, destacou o produtor.

O mobilizador da CARPEC, Adriano Cézar, diz se sentir honrado por ter dois premiados no ATeG Balde Cheio – o terceiro lugar na categoria acima de 1.000 litros e o terceiro lugar na categoria de 401 a 1.000 litros. “Estamos muito felizes por atingir esse resultado em uma premiação a nível estadual. Demonstra que nosso trabalho está fazendo a diferença na vida dos produtores e que eles estão dando valor às capacitações que são ofertadas durante o ano todo. Esperamos que a premiação desses dois produtores sirva de incentivo para os demais”.

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Sérgio de Carvalho Coelho, ressalta que o trabalho é feito diariamente para prestar a melhor assistência técnica e gerencial aos produtores. “Parabenizo em especial os dois premiados, que abraçaram o programa estão colhendo os resultados. Trabalhamos para melhorar nossas ações e mecanismos a cada dia. É um trabalho em equipe, entre os parceiros locais, neste caso a CARPEC, os mobilizadores, técnicos e supervisores do ATeG, a gestão do Escritório Regional de Patos de Minas e as gestões em Belo Horizonte e em Brasília. Todos somamos esforços para fazer o melhor”.

LEIA TAMBÉM