O município de Lagoa Formosa irá receber nos próximos dias um novo canil. O espaço que irá abrigar os cães foi construído na região de “Maxixe”. A inauguração aconteceu no próximo dia 27 de janeiro, sábado.
A construção do novo canil foi planejada para receber os cães separadamente, conforme a necessidade de cada um dos animais. O espaço irá contar com área livre para cães machos e fêmeas castradas conviverem juntos, além de baias com fundos livres para o manejo de cada animal que necessite de isolamento momentâneo ou permanente e baias de quarentena.
“Alguns animais chegam até o canil em situação de doença terminal ou de abandono com alguma doença, por isso, temos que ter uma estrutura para recebê-los. Aqui teremos uma farmacinha e um consultório do veterinário, onde estará ocorrendo consultas e cirurgias de castrações”, ressalta o Secretário de Meio Ambiente, Matheus Belline, que também conversou com a reportagem.
CANIL ATUAL
Inaugurado em agosto de 2012, o atual canil municipal da cidade de Lagoa Formosa conta atualmente com um número elevado de cães. De acordo com informações da prefeitura municipal, o excesso e o acumulo de animais acaba atrapalhando o manejo dos cães que vivem no local.
Outro fator negativo pelo qual passa o Canil é o grande número de animais que chegam doentes, desnutridos ou com idade avançada. O maior desafio do canil é conseguir recuperar a saúde dos cães que chegam ao local com viroses, desnutridos, velhos ou com a doença do carrapato, sendo que todos esses quadros correm riscos de serem irreversíveis.
A idade dos animais que estão no canil da cidade varia de uma semana de vida até o ciclo terminal.
Por: Vanderlei Gontijo