Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar saiu às ruas para darem cumprimento a 29 mandados de busca e apreensão visando coibir o tráfico de drogas e desarticular uma organização criminosa em Patos de Minas. Após os trabalhos, uma coletiva de imprensa foi realizada e os resultados apresentados. Os policiais conseguiram apreender drogas, arma, dinheiro e sete pessoas foram presas.
De acordo com o delegado Érico Rodovalho, esse foi um duro golpe na organização criminosa. Foram utilizados cães da Polícia Militar e também da Polícia Civil além do helicóptero Carcará e mais de 100 policiais envolvidos. Ainda segundo o delegado, uma das práticas do grupo era esconder as drogas e armas em residências de vizinhos. “Eles ameaçavam e amedrontavam os vizinhos para que eles guardassem o material da quadrilha.
Foram realizadas várias diligências e vistorias que resultaram nas seguintes apreensões:
R$ 9.592,00 em dinheiro
192 Dolas de cocaína – 99,07g
437 pedras de crack – 318,4g
1.169g de maconha
7,55g de cocaína
1 revólver calibre .22
07 munições calibre .22
02 balanças
Além desses materiais, sete pessoas receberam voz de prisão e foram encaminhados para a delegacia suspeitos de integrarem a organização criminosa e participarem do chamado tribunal do crime. O nome da operação – Operação Vicinus – faz alusão ao termo em latim que significa vizinho ou aqueles que moram perto. Aqui, o grupo criminoso tem se aproveitado/utilizado de ação de vizinhos, os quais não são conhecidos no meio policial, para acobertar as suas atividades criminosas. Visando dar firme combate a este tipo de delito, deflagrou-se nesta data o cumprimento de mandados de busca e apreensão em imóveis vizinhos.