Uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente percorreu as margens do Rio Paranaíba na manhã desta segunda-feira (23) para tentar identificar o problema que tem causado a morte de centenas de peixes. Como mostrou o Patos Hoje, a mortandade ocorre em maior intensidade nos fundos do bairro Copacabana, mas pode ser verificado também em outros pontos.
O Rio Paranaíba sofre com o longo período de estiagem. A falta de chuvas fez o volume de água reduzir muito nos últimos dias e, em determinados lugares, como nos fundos do bairro Copacabana, é possível caminhar pelo leito do rio sem molhar os pés. Além disso, frequentadores continuam denunciando o despejo de esgoto.
A causa da mortandade dos peixes, no entanto, só poderá ser confirmada com a realização de exames. Amostras de peixes mortos e da água do Rio Paranaíba deverão ser levadas para a realização de analises. O caso será encaminhado para o Núcleo de Emergências Ambientais para demais investigações.
A quantidade de peixes mortos no Rio Paranaíba nos últimos dias impressionou. São centenas deles, maioria mandis, boiando no Paranaíba. A investigação vai apontar se a mortandade foi causada por falta de oxigênio na água, em decorrência da poluição, por envenenamento ou por causas naturais.