Nesta terça-feira (13), uma ação integrada entre o 12º Batalhão de Bombeiros, a 7ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Defesa Civil Estadual e Municipal foi realizada em Patos de Minas como parte da operação Verde Minas.
A iniciativa teve como foco a conscientização e a repressão contra incêndios florestais e queimadas irregulares, que abrange tanto áreas urbanas quanto rurais, além de unidades de conservação, parques ecológicos, reservas ambientais e outros ecossistemas vulneráveis.
Durante a operação, foram executadas diversas atividades, como blitz educativa no trevo em frente à base da Polícia Ambiental, na saída para Presidente Olegário, próximo ao Posto Cometa. Ações de patrulhamento foram realizadas na Mata do Cachorro e na Mata do Catingueiro, com o auxílio de drones e viaturas para monitorar possíveis focos de incêndio e atividades suspeitas.
Além das ações repressivas, a campanha também incluiu a realização de palestras e atividades educativas com o objetivo de sensibilizar a população sobre os riscos e danos causados por incêndios e queimadas irregulares. Estas ações contaram com a presença ativa do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental e representantes do IEF, além da cobertura por órgãos de imprensa locais.
O ato de provocar incêndios que coloquem em risco a vida ou bens alheios é considerado crime, podendo resultar em graves penalidades. A legislação busca inibir práticas que causem perigo comum, onde múltiplas vidas ou propriedades possam estar em risco.
As queimadas controladas só podem ser realizadas com autorização prévia e acompanhamento do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que obedecem a critérios rigorosos para garantir a segurança do meio ambiente e da população.
Em caso de emergências relacionadas a queimadas, a população pode acionar os números 190, 193 ou 181.
Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais