O Corpo de Bombeiros resgatou na manhã desta terça-feira (27) um piloto de 42 anos que fazia um trabalho de aplicação de defensivos agrícolas em uma fazenda ente Vazante e Paracatu. A aeronave desapareceu no final da tarde de ontem e foi encontrada por volta das 8h30 toda danificada. O piloto foi encontrado a 100 metros do avião com diversos ferimentos.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 20h30 dessa segunda (26), o Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Paracatu foi acionado para atendimento a uma ocorrência de suposto acidente aeronáutico. De acordo com informações repassadas pelo solicitante, gerente da Fazenda Bom Sucesso, localizada na região limítrofe entre os municípios de Paracatu e Vazante, por volta das 17h30, era aguardado o retorno de uma aeronave agrícola que realizava aplicação de defensivos na propriedade. No entanto, a aeronave não retornou à pista de pouso existente na fazenda.
Diante da situação, colaboradores da propriedade iniciaram buscas terrestres e também realizaram buscas aéreas com outra aeronave agrícola, as quais se estenderam até o anoitecer, sem êxito. Uma equipe do Pelotão BM de Paracatu deslocou-se para o local, empregando drone, passando a coordenar as ações de busca.
No início da manhã desta terça-feira (27), as buscas foram reforçadas com o emprego de duas aeronaves agrícolas, duas equipes do Corpo de Bombeiros de Paracatu, uma aeronave Arcanjo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além de oito veículos e aproximadamente 35 colaboradores da Fazenda Bom Sucesso.
Às 08h40 desta manhã, após cerca de 14 horas de buscas, os destroços da aeronave foram localizados por uma das aeronaves agrícolas, já no município de Vazante. Em seguida, as equipes terrestres encontraram o piloto, consciente e orientado, em meio à vegetação, a aproximadamente 100 metros do local do impacto.
A vítima apresentava suspeita de fratura em membro inferior direito, suspeita de fratura em costela, contusão em membro superior direito e escoriações diversas pelo corpo. Após os primeiros atendimentos, a vítima foi imobilizada, recebeu atendimento médico pela equipe da aeronave Arcanjo 06 e foi encaminhada ao Pronto-Socorro do Hospital Municipal de Paracatu.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ressaltou a importância da rápida comunicação de ocorrências dessa natureza, fator essencial para o sucesso das operações de busca e salvamento. A perícia técnica vai analisar as causas do acidente.


















