Perda de vacinas em Presidente Olegário deverá passar por análise do Ministério da Saúde

Nota informativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais destaca que a perda das vacinas em Presidente Olegário ainda será alvo de uma análise do Ministério da Saúde. O órgão também fez uma revisão na quantidade de doses. A primeira contagem apontava a perda de 1.390 doses, mas este número foi revisado para 1.047 doses. A Secretaria também vai avaliar a possibilidade de reposição das vacinas para Presidente Olegário.

Como o PO Notícias noticiou, a câmera fria em que estavam as doses desligou durante o fim de semana e as vacinas foram expostas a temperaturas mais elevadas do que o recomendado. Entretanto, segundo a nota da SES, somente uma análise conclusiva do Ministério da Saúde poderá atestar se as doses foram realmente perdidas.

Nossa reportagem também fez contato com o diretor de inovações do Instituto Butantan, Cristiano Gonçalves Pereira, e ele explicou que é possível analisar se as vacinas perderam ou não a validade. A nota da Secretaria de Estado da Saúde explica que, após a análise conclusiva dos órgãos competentes em relação à perda das vacinas, poderá fazer a reposição das doses ao município de Presidente Olegário.

Por outro lado, a Polícia Civil segue investigando o que causou a perda das vacinas. Segundo o secretário municipal de saúde de Presidente Olegário, Douglas Cambraia, os funcionários do setor de epidemiologia chegaram para trabalhar na manhã de segunda-feira (29) e encontraram o refrigerador desligado. Assim como Patos de Minas, Presidente Olegário também sofreu piques de energia na noite de sábado (27).

Douglas explicou que o refrigerador em que estavam as vacinas possui baterias que dão uma autonomia de funcionamento de 12 horas. Segundo ele, o equipamento é relativamente novo e nunca apresentou defeito. Uma hipótese levantada é de que o pique de energia tenha causado uma sobrecarga e queimado o refrigerador.

A perícia da Polícia Civil esteve no local e o refrigerador também deverá passar por uma análise técnica.

LEIA TAMBÉM