Patos de Minas: Santa Casa de Misericórdia apresenta novo projeto de expansão do hospital

A Associação Beneficente Doutor Paulo Borges, mantenedora da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, e a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM) anunciou nesta segunda-feira (02), a fase final do projeto de ampliação da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas.

A fase inicial consistiu na realização de adequações, que eram necessárias para o processo de ampliação. Durante essa etapa, a área total modificada foi de 2.407 m².

A próxima fase, que terá início neste mês, consistirá na ampliação da Santa Casa de Misericórdia. Diante disso destaca-se que o projeto, exposto em 2021, apresentará algumas modificações. A ampliação ocorrerá em formato horizontal e não mais em formato vertical, conforme mencionado anteriormente. Além disso, o novo projeto terá ampliação maior do que o inicial. Anteriormente seriam construídos 4 mil m2, agora serão 6 mil m2.

Nessa fase ocorrerá a expansão do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), a construção do novo bloco cirúrgico, do Centro de Material e Esterilização (CME), dos leitos de UTI neonatal, nova estrutura da farmácia e a criação de estruturas de almoxarifado e de manutenção.

A mudança objetiva ampliar os atendimentos e propiciar o recebimento de novas especialidades, tais como: cardiologia, hemodinâmica, oncologia, entre outras. A alteração do projeto permitirá que os atendimentos, que já ocorrem na Santa Casa de Misericórdia, não sofram interrupção durante esta fase de ampliação.

O presidente da FEPAM Paulo Vinícius Piva Hartmann, explicou em entrevista mais sobre essa continuidade da obra, as mudanças que foram feitas, “A Santa Casa tomou uma proporção maior do que ela era inicialmente. Com a busca das novas habilitações, quantidades de atendimentos que vem realizando. A estrutura que era planejado já não era suficiente, e em conversas com engenheiros e reuniões internas, ficou decidido então realizar essa ampliação em um prédio anexo que vai se anexar ao centro clinico universitário. E ao invés de se fazer um hospital na forma vertical, será feito esse anexo de forma mais horizontal, que em estudo com técnicos da área de saúde, traz mais conforto ao deslocamento de pacientes,”.

Ainda segundo o presidente da FEPAM as ampliações estruturais tem um investimento total de R$ 10 milhões, e nessa primeira fase foram gastos cerca de R$ 5 milhões. O custo será arcado pela Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), já que o prédio pertence a ela e foi cedido por 30 anos.

Em entrevista Marco Antônio Nasser de Carvalho, Presidente da Associação Doutor Paulo Borges, fez um balanço sobre o trabalho da Santa Casa de Misericórdia para a população, “Nós começamos em agosto do ano passado, e tivemos muito exito. Vários procedimentos realizados, próximo de zerar essa fila eletiva de cirurgia aqui no município. Estamos bastante entusiasmados com essa obra no hospital. Tem a questão dos exames e praticamente estamos zerando essas filas. Já tivemos 23 municípios sendo tratado na Santa Casa e isso vai colocando o hospital como referencia,”.

Por Luís César

LEIA TAMBÉM