Patos de Minas integra estudo para mapear incidência da Covid-19 no país; pesquisa começa nesta quinta

A primeira etapa de um estudo para estimar o número de pessoas contaminadas pela Covid-19 em Patos de Minas começa nesta quinta-feira (14). Ao todo, serão realizadas três etapas, sendo que na primeira, a previsão é de entrevistar 750 pessoas.

De acordo com a Prefeitura Municipal, a ação é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e financiada pelo Ministério da Saúde. Ela visa ajudar a identificar o número de pessoas que têm anticorpos para o vírus em vários municípios do país. Em todo o país, serão feitos 33 mil testes rápidos na primeira fase.

A seleção de Patos de Minas para participar das pesquisas foi feita por meio de um sorteio com outras cidades de Minas Gerais.

“É um momento crítico da pandemia do coronavírus no Brasil e nesse momento será muito importante para Patos de Minas mapear como está a situação do vírus na nossa cidade”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde do município, Geize Marques.

Forma de pesquisa

A ação será feita por profissionais do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), junto a agentes de combate a endemias do município. “Ela consiste no deslocamento de quarteirões. Nós já temos essa metodologia de trabalho no combate à dengue, então será utilizada essa mão de obra para poder guiar os pesquisadores e ser feito da forma correta”, relatou Geize.

O teste demora cerca de 15 minutos para ficar pronto e, enquanto aguarda, a pessoa sorteada ainda responderá a um questionário para saber o estado de saúde dele. Caso a pessoa tenha o resultado do teste como positivo, todo o núcleo familiar será testado também.

“Para a pesquisa serão listados todos os membros da família, depois será feito um sorteio e escolherá uma pessoa. Essa pessoa assinará o termo de consentimento, depois será tirado uma gota de sangue do dedo dela, colocado no equipamento de leitura para ser feito o teste”, explicou a diretora.

A equipe responsável pela pesquisa estará com todos os equipamentos de proteção para dar segurança aos entrevistados e a eles mesmos.

Resultados e próximas fases

Todos os testes serão marcados em um aparelho, para poder fazer o levantamento. O resultado da primeira fase ficará pronto nesta quinta-feira e os dados serão repassados ao município para poderem ser usados.

Além dessa primeira fase, que conta com a previsão de realizar 33 mil testes, ainda serão feitas outras duas etapas, realizadas nos dias 24 de maio e 4 de junho.

Fonte:G1

LEIA TAMBÉM