Outubro começa com onda de calor e ainda sem previsão de chuva para a região do Alto Paranaíba

O ar quente e seco vai voltou a ganhar força no último domingo (29/9), dando início a mais uma onda de calor sobre o país, de acordo com o Climatempo. O início do mês de outubro traz uma previsão de temperaturas que tendem a disparar novamente em parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, durante toda a primeira semana do mês.

O calor por vários dias consecutivos pode comprometer novamente a qualidade do ar, com potencial ainda alto para queimadas no país e visibilidade prejudicada com céu mais esbranquiçado. A umidade do ar no decorrer desta semana pode ficar em alerta em várias capitais.

Segundo o Inmet, um alerta de onda de calor atinge diretamente o Centro-Sul do país ao longo desta semana. Além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, Bahia e Tocantins também devem estar alerta para o clima seco, com umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.

A tendência é que esta onda de calor, dure pelo menos até o dia 8 de outubro em grande parte do Brasil. As temperaturas, especialmente no Centro-Oeste, no interior de SP, no Tocantins e interior do Nordeste voltam a ficar cerca de 3 a 5?°C acima da média e as máximas podem atingir novamente valores próximos a 38 e 39?°C. Em Cuiabá e na cidade de Corumbá, no oeste de MS, a semana tem máximas previstas de 40/42?°C.

A expectativa é que na noite de quarta-feira, a chegada de uma frente fria comece a trazer novamente o retorno do ar frio no Sul e em parte da Região Sudeste, provocando uma ligeira queda nas temperaturas no leste e sul de SP no final desta próxima semana. Porém, mesmo com a chegada deste sistema, áreas do Brasil central continuarão muito quentes, com temperaturas acima da média ainda entre Minas, Goiás e parte do leste de Mato Grosso.

A chuva vai voltar?

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que, com a chegada de outubro, algumas regiões vão voltar a ter chuva com mais regularidade, enquanto outras ainda vão enfrentar tempo seco. Ao longo do mês, as chuvas devem, gradualmente, retornar e avançar pelo Brasil, segundo o instituto. A previsão indica precipitações acima da média em grande parte da Região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, com chances do retorno gradual para a região central do País, durante a segunda quinzena do mês.

Minas Gerais

Nesta terça-feira (1/10), o tempo segue estável em grande parte do estado, por causa da atuação de uma grande massa de ar seco e quente continental.

Haverá forte calor e baixos índices de umidade relativa do ar nos próximos dias. Céu parcialmente nublado no Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu claro com névoa seca.

Em Presidente Olegário o dia será de sol com algumas nuvens, mas não chove. A temperatura fica entre a mínima de 19 e a máxima de 32°c. Já a umidade relativa do ar estará variando entre 23% a 60%.

Clique aqui para conferir a previsão do tempo para Presidente Olegário.

Fonte: G1

LEIA TAMBÉM