Número de casos confirmados de dengue sobe para 12 em Presidente Olegário

O último boletim da Vigilância Epidemiológica, mostra que Presidente Olegário já tem doze casos confirmados de dengue. Na semana anterior, haviam onze casos confirmados. O Município não está com alto índice de infestação, mas, a atenção e ações de combate são fundamentais neste período.

De acordo com a pasta, agentes de endemia estão fazendo bloqueios em locais onde já foram confirmados casos da doença no município, mas essa ação só mata o mosquito adulto. É preciso que a população se conscientize e não deixe água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Mesmo em meio à pandemia do coronavírus as ações de combate a dengue estão sendo eficientes. Em 2019, Presidente Olegário teve 770 casos confirmados de dengue.

Atenção a dicas importantes:

– Não há um remédio próprio para curar a doença, apenas medicamentos que aliviam os sintomas, acompanhados de repouso, ingestão de muito líquido e alimentação leve.

– É muito importante que a pessoa contaminada não faça uso de medicamentos à base de AAS (ácido acetil salicílico), pois podem provocar sangramento.

– Após a realização do hemograma para o controle de Dengue o médico irá avaliar se há alterações significativas, compatíveis com internação ou não. Em mais de 90% dos casos não há gravidade, apenas o desconforto provocado pelos sintomas da doença, nestas situações o mais indicado é repouso em domicílio e acompanhamento em uma Unidade de Saúde.

– Importante frisar que o raio de ação do Aedes é local, geralmente voa próximo ao chão, então se há pessoas doentes em determinada área é sinal de que ali existe um foco que poderia ter sido eliminado antes da doença surgir.

Em caso de dúvidas a população deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

LEIA TAMBÉM