O Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o São Paulo na noite deste domingo (13), no Morumbis, pela terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Após um primeiro tempo de pouco brilho ofensivo, o Tricolor Paulista abriu o placar com Ferreirinha, mas a Raposa buscou a igualdade com Kaio Jorge. O resultado traz um “respiro” ao clube celeste após a semana conturbada em Belo Horizonte, de críticas e protestos de torcedores.
O técnico Leonardo Jardim surpreendeu na escalação do Cruzeiro e começou a partida com Gabigol e Dudu no banco de reservas. Em um duelo de poucas chances para os dois lados, os cruzeirenses intensificaram a pressão após o gol sofrido e conseguiram a igualdade com Kaio Jorge. Nos minutos finais, o time soube segurar a igualdade longe de seus domínios.
O empate no Morumbis interrompe a sequência de três derrotas seguidas do Cruzeiro na temporada, somando todas as competições. Na última semana, devido ao mau momento, integrantes da Máfia Azul, principal organizada do clube, foram à Toca da Raposa II para cobrar o elenco e a diretoria.
Em relação ao São Paulo, o empate teve sabor “amargo”. A equipe novamente teve desempenho oscilante durante a partida, e os jogadores foram vaiados após o apito final pelos torcedores presentes. O Tricolor chegou à terceira igualdade seguida no Campeonato Brasileiro, gerando ainda mais cobranças ao trabalho de Luis Zubeldía.
Com o empate, o Cruzeiro pulou para a 11ª posição do Brasileirão, com quatro pontos. O São Paulo, por sua vez, se encontra na 15ª colocação, com três unidades.
O Cruzeiro volta a entrar em campo nesta quinta-feira (17), contra o Bahia, no Mineirão, às 21h30 (de Brasília). Já o São Paulo visita o Botafogo um dia antes, no Nilton Santos, às 18h30. Os jogos são válidos pela quarta rodada da liga nacional.
Poucas emoções
O primeiro tempo foi de poucas chances de gol no Morumbis. Com a posse de bola dividida, nenhuma das equipes conseguiu soluções ofensivas contra a defesa adversária.
A melhor chance celeste saiu dos pés de Wanderson, em finalização que ganhou altura, ao 30 minutos. Pelo lado tricolor, Luciano assustou com chute para fora, aos 10.
Defesa vacila e Ferreirinha aproveita
O segundo tempo começou na mesma toada que o primeiro, com estudo de ambos os lados e poucas ações. No entanto, o São Paulo chegou ao seu gol com Ferreirinha, que vive momento iluminado na ponta direita.
Pela esquerda, Ferreira acionou Cédric em profundidade, e o português cruzou “com a mão” para Ferreirinha, que subiu mais que Fagner e, de cabeça, deslocou Cássio.
Cruzeiro pressiona e busca o empate
Com o gol sofrido, a equipe de Jardim avançou o time e empurrou o São Paulo para o campo de defesa. Aos 14 minutos, Villalba acertou a trave são-paulina em jogada de cruzamento.
O gol, porém, veio aos 20, com Kaio Jorge. O atacante aproveitou o cabeceio de Kaiki em cobrança de escanteio e apenas completou para o fundo das redes protegidas por Rafael.
Visitantes seguram igualdade
O Cruzeiro fez um jogo inteligente nos minutos finais e conteve a pressão são-paulina. O time de Jardim ainda esboçou alguns contragolpes, mas não teve a contundência necessária para virar o placar.
São Paulo 1 x 1 Cruzeiro
Escalação do São Paulo
Rafael; Cédric, Ruan, Alan Franco e Enzo Díaz (Wendell); Alisson (Bobadilla), Marcos Antônio e Luciano (Matheus Alves); Lucas Ferreira, Ferreirinha (Ryan Francisco) e André Silva. Técnico: Max Cuberas (auxiliar)
Escalação do Cruzeiro
Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Silva (Walace), Lucas Romero e Christian (Dudu); Matheus Pereira (Eduardo), Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge (Lautaro Díaz). Técnico: Leonardo Jardim.
Gols
- São Paulo: Ferreirinha (7min/1ºT)
- Cruzeiro: Kaio Jorge (20min/1ºT)
Cartões amarelos
- Alisson, Enzo Díaz, Marcos Antônio e Matheus Alves (São Paulo); Kaiki, Kaio Jorge, Matheus Pereira, Lucas Romero, Fagner e Fabrício Bruno (Cruzeiro)
Cartões vermelhos
- Nenhum
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 13 de abril de 2025, às 17h30 (de Brasília)
Local: Estádio Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Fonte: Itatiaia