O Ministério Público de Minas Gerais vai investigar uma festa de dia das crianças organizada nesta quarta-feira (12) pela prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro. A festa contou com uma exposição de armas de fogo e granadas. Intitulado de “Tempo de Brincar”, o evento foi realizado pelas forças de segurança, que permitiram que as crianças se aproximassem e até tocassem nos armamentos.
A exibição de armas ocorreu em parceria com a Guarda Municipal da cidade, as polícias militar e penal, e o exército brasileiro. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram armas em uma mesa com crianças em volta e um menino chega a segurar uma bomba.
Em nota, a Prefeitura de Uberaba afirmou que as forças de segurança pediram para participar do evento para “afastar o medo culturalmente imposto nas crianças sobre as forças de segurança” e que não houve nenhum acidente com o armamento. A prefeitura reforçou, também, que qualquer excesso que tenha sido cometido durante o evento será investigado por por organizações competentes.
A Polícia Militar (PM) afirmou que as armas expostas não estavam carregadas e que as munições estavam todas inertes, sem nada dentro, incapazes de atirar ou qualquer outra reação fora do planejado. Ainda de acordo com a PM, o ambiente onde a exposição estava acontecendo era totalmente controlado e os militares, neste trabalho específico, são treinados para este fim, sem nenhum risco no momento da exposição.
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) esclareceu que as armas estavam descarregadas, sem oferecer risco às crianças e seus familiares, e que os policiais penais foram orientados a fazer apenas a exposição do trabalho, garantindo a segurança de todos em primeiro lugar.
Fonte: Itatiaia