Ministério da Saúde incorpora vacina contra dengue ao SUS

O Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público.

A incorporação da Qdenga, como é conhecida, foi analisada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS, e passou por todas as avaliações necessárias. A vacina vai servir tanto para quem já pegou a doença quanto para aqueles que ainda não tiveram contato com o vírus.

Em um primeiro momento, segundo o Ministério da Saúde, ela não será utilizada em larga escala porque o laboratório fabricante tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. A vacinação será focada em regiões e públicos prioritários, que ainda vão ser definidos.

Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, afirma que a decisão é importante porque a doença vem se expandindo para regiões onde antes não tinha e o controle do mosquito transmissor tem sido insuficiente para diminuir as taxas de infeção.

A previsão é que sejam entregues mais de 5 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro. O esquema vacinal é composto por duas doses.

A vacina já é aprovada para prevenção contra a dengue em todos os Estados-Membros da União Europeia, além Irlanda do Norte, Islândia, Noruega e Grã-Bretanha, entre outros. Nestes países a orientação é vacinar os viajantes para áreas endêmicas.

Fonte: Rádio Agência

LEIA TAMBÉM