Minas Gerais confirma o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus nesta terça-feira. Trata-se de um homem, de 29 anos, que testou positivo para covid-19 em maio de 2020 e voltou a desenvolver a doença em janeiro de 2021, com sintomas leves, sem necessidade de hospitalização.

A confirmação foi feita por sequenciamento genético conduzido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O laboratório conseguiu identificar diferenças genéticas entre os vírus que infectaram o paciente nestes dois períodos com intervalo de aproximadamente 230 dias.

Este é o primeiro caso de reinfecção confirmado laboratorialmente em Minas. O caso foi notificado de acordo com os critérios do Ministério da Saúde estabelecidos para investigação laboratorial de reinfecção, pela área técnica da SES-MG – o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs-MG). Conforme a pasta, “foi realizado amplo e minucioso estudo do caso com encaminhamento de amostras clinicas para pesquisa genômica pelos Laboratório Central (Lacen), da Funed, e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ).”

Em entrevista, o paciente, que quis ser identificado apenas como Fernando, conta que é médico e que não tem nenhuma comorbidade. “Ambos os testes foram PCRs e foram colhidos em um grande hospital de Belo Horizonte que tinha as amostras congeladas e guardadas, isso fez com que fosse possível encaminhar essas amostras para a Funed onde foi feito o sequenciamento dos vírus. Eu estou bem, recuperado e já estou trabalhando novamente.”

O pesquisador da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e médico Breno Bernardes de Souza, que acompanhou o paciente com reinfecção confirmada e participou das análises, afirmou que esse também é o primeiro caso de paciente com variante americana do coronavírus no Brasil. “A segunda infecção dele foi com uma variante que é conhecida como B.1.2 encontrada basicamente apenas nos Estados Unidos e nunca antes havia sido detectada no Brasil.”

Pandemia em Minas

De acordo com boletim epidemiológico da SES-MG, divulgado nesta terça-feira, Minas Gerais chegou a 887.080 casos confirmados de covid-19. Em 24 horas foram contabilizados 3.975 novas infecções e 47 novas mortes causadas pela doença. Com isso, o total de vítimas da covid-19 no Estado chegou a 18.645.

Ainda segundo a SES, 60.725 casos da doença ainda estão em acompanhamento e 807.710 pessoas já se recuperaram da doença.

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM