Microrregião de Patos de Minas permanece na Onda Vermelha; veja mudanças do Comitê Estadual

Devido à melhora da incidência e menor pressão por leitos, a macrorregião Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros/Bocaiúva e Taiobeiras poderão avançar para a onda vermelha. Entretanto, serão monitoradas até a próxima sexta-feira (9/4), podendo voltar para onda roxa caso haja piora nos indicadores.

A decisão foi tomada em reuniu do Comitê Extraordinário da Covid-19 realizada na tarde desta quarta-feira (07). A macrorregião Triângulo do Norte e a microrregião de Patos de Minas, que avançaram para a fase vermelha na semana anterior, serão mantidas na mesma fase nesta semana.

Nesta fase do Minas Consciente, a onda vermelha permite o funcionamento de todas as atividades, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas. Os eventos podem ter no máximo 30 pessoas, o distanciamento é de 3 metros um do outro e os estabelecimentos devem funcionar com 50% da capacidade.

Fim do toque de recolher

Ainda durante o encontro virtual, o Comitê – que conta com integrantes da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, do Ministério Público, da Associação Mineira dos Municípios e da Defensoria, entre outros órgãos – optou por alterar a norma que restringe a circulação de pessoas das 20h às 5h e proíbe reuniões familiares durante a onda roxa do plano Minas Consciente, decretando o fim das duas medidas.

Números

Na última semana, Minas Gerais registrou aumento de 5,2% nos casos de covid-19 e 7,8% nos óbitos decorrentes da doença. A taxa de isolamento em Minas, na última semana, foi de 46,3%. Já no Brasil, ficou em 49,94%.

A incidência da covid-19 em Minas Gerais caiu 21% nos últimos 14 dias e 6% nos últimos 7 dias.
Todas as outras regiões do estado seguem na onda roxa. A evolução é acompanhada semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19.

LEIA TAMBÉM