Mesmo com fechamento de parte do comércio aglomeração continua na região central de Presidente Olegário

Presidente Olegário voltou a ter parte do comércio fechado nesta segunda-feira (08/06), com base em Decreto Municipal publicado na última sexta-feira (05). O novo decreto autoriza apenas a abertura da parte essencial do comércio, em função do isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Mas parece que a tentativa do governo municipal de evitar aglomeração de pessoas, não surtiu efeito nas primeiras horas em que o decreto entrou em vigor. Nossa reportagem esteve na região central da cidade, e flagrou filas gigantescas em frente as agências bancárias e lotérica. A grande quantidade de pessoas aguardando atendimento impressionava.

As pessoas que aguardavam na fila tinham motivos diversos para irem até a lotérica ou agências bancárias. A orientação dos bancos é para que as pessoas utilizem os canais digitais e meios alternativos para realizar as transações financeiras. As contas de consumo, por exemplo, podem ser pagas por aplicativo, sem a necessidade de ir até uma agência bancária.

Fiscalização:

Enquanto isso, funcionários da Prefeitura estavam na região central fiscalizado e orientando os comerciantes que insistiam em abrir suas portas mesmo com as medidas restritivas. Por outro lado, empresários que foram afetados pelo novo Decreto, manifestaram seus descontentamentos com a situação. Os comerciantes e funcionários ressaltaram que o decreto os impedem de trabalhar e manterem suas obrigações financeiras, principalmente, com as necessidades de suas famílias, mas parte da população age como se estivessem vivendo a normalidade.

Inconformados com os decretos que são em âmbito federal, estadual e municipal, os empresários aguardam uma solução para voltarem com suas atividades, mesmo que sejam com restrições e horários reduzidos.

LEIA TAMBÉM