Matheus Pereira brilha, e Cruzeiro vence Cuiabá pelo Campeonato Brasileiro

Com brilho de Matheus Pereira, que marcou um gol e deu uma assistência, o Cruzeiro venceu o Cuiabá por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (13), no Mineirão. Rafa Silva e Isidro Pitta marcaram os outros tentos da partida, válida pela 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Cruzeiro subiu duas posições e alcançou a 7ª colocação na tabela, com 13 pontos. O Cuiabá, por sua vez, manteve-se como 19º, com quatro, na vice-lanterna da Série A.

O próximo jogo do Cruzeiro será no domingo (16), às 18h30 (de Brasília), diante do Vasco. A partida, válida pela 9ª rodada do Brasileirão, será em São Januário, no Rio de Janeiro. O Cuiabá volta a campo no mesmo dia e horário, como mandante, diante do Fortaleza, também pelo Brasileirão.

Um minuto de silêncio

Antes de a bola rolar para Cruzeiro x Cuiabá foi respeitado um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-zagueiro William, de 90 anos. Ele vestiu a camisa celeste nos anos 1960 e foi campeão da Taça Brasil, em cima do poderoso Santos, de Pelé.

Assina ou não asssina, Matheus Pereira?

O empresário Eduardo Maluf, que cuida da carreira do meia-atacante Matheus Pereira, esteve no Mineirão para acompanhar o jogo do Cruzeiro contra o Cuiabá.

Em breve contato com a reportagem, Maluf respondeu à Itatiaia ainda no estacionamento do Gigante da Pampulha. Ele mostrou otimismo pelo acordo. “Tudo tranquilo. Vamos aguardar um pouquinho. Vai dar certo, vai dar certo”, disse o empresário.

1º tempo

O jogo começou morno no Mineirão e Cruzeiro demorou a engrenar. O time celeste se manteve mais em cima do Cuiabá, mas desperdiçava muitas oportunidades ofensivas. Por inúmeras vezes o time celeste chegava pelas laterais, mas errava muito nas tentativas de cruzamentos.

Enquanto o Cruzeiro pressionava, o Cuiabá se defendia e buscava os contra-ataques. O adversário não se envergonhou em momento nenhum de jogar por uma bola, esperando os erros do time celeste.

Aos 27 minutos, Barreal obrigou Walter a fazer defesa crucial. Era a primeira grande chance do Cruzeiro, que dava espaços para o rival. Dessa forma, os visitantes tiveram duas chances claríssimas de gol, a melhor delas com Clayson. Sozinho, o atacante chutou por cima do gol de Anderson, para a sorte da equipe de Fernando Seabra.

O primeiro tempo se encaminhava para o fim, quando William colocou a bola, na medida, na cabeça de Matheus Pereira. O camisa 10 não perdoou o goleiro Walter, e abriu o placar no Mineirão.

2º Tempo

No segundo tempo o jogo ganhou muita emoção. Mais dois gols agitaram o estádio, um para cada lado, decretando a vitória cruzeirense.

O atacante paraguaio Pitta, do Cuiabá, chegou a balançar as redes e deixar o placar igual no Mineirão. De pênalti, o atacante igualou o marcador.

Zé Ivaldo derrubou Clayson na área, e a arbitragem não titubeou na marcação da penalidade.

Apesar do susto, o Cuiabá não teve tempo para comemorar. Três minutos depois, Rafa Silva desempatou, após jogada de Matheus Pereira.

Mesmo sem muito ímpeto, o Cruzeiro seguiu em cima. Foram duas bolas na trave: primeiro com William, aos 41, e depois com Matheus Pereira, que carimbou o travessão após chute aos 46.

Matheus Pereira ainda carimbou o travessão. Após chute de perna direita de fora da área do meia, a bola pegou na trave e assustou o Cuiabá.

O Cuiabá pressionou nos minutos finais. Mesmo assim, o time celeste conseguiu segurar a vantagem e bateu o Dourado.

Engraxou a chuteira

Matheus Pereira abriu o placar para o Cruzeiro no último lance do primeiro tempo da partida. De cabeça, o camisa 10 colocou a bola no fundo das redes do goleiro Walter. A assistência foi do lateral-direito William, que teve a chuteira engraxada pelo craque celeste depois do gol.

Técnico do Cruzeiro com problema

Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro, mesmo com problema de saúde em sua família, comandou o Cruzeiro contra o Cuiabá. Apesar de ter ficado no banco de reservas, o treinador não concedeu entrevista ao fim da partida. Ele precisou viajar logo depois do confronto. Por isso, o auxiliar Álvaro Martins foi o escolhido para conversar com a imprensa após o duelo.

Cronologia do jogo

Aos 45 minutos do primeiro tempo, William carregou a bola pela direita, levantou a cabeça e fez o cruzamento. No meio da área, Matheus Pereira subiu muito e cabeceou para abrir o placar para o Cruzeiro: 1 a 0.

Aos 16 minutos do segundo tempo, Zé Ivaldo, do Cruzeiro, derrubou o atacante Clayson, do Cuiabá, na área. O juiz marcou pênalti.

Aos 18 minutos do segundo tempo, o paraguaio Isidoro Pitta, do Cuiabá, deixou tudo igual, de pênalti. Ele bateu no canto direito, enquanto o goleiro Anderson, do Cruzeiro, caiu para o lado esquerdo.

Aos 21 minutos do segundo tempo, Rafa Silva desempatou a partida. Após passe de Matheus Pereira, o atacante fez o segundo gol celeste.

Aos 41 minutos do segundo tempo, o lateral-direito William fez boa jogada pela direita, a bola desviou na defesa do Dourado e bateu no pé da trave de Walter.

Aos 50, Anderson fez boa defesa após cobrança de escanteio. O árbitro acabou assinalado falta no goleiro celeste após o lance.

CRUZEIRO 2 x 1 CUIABÁ

Cruzeiro

Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Villalba); Lucas Romero (Ramiro), Lucas Silva (Vitinho), Álvaro Barreal (Japa) e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Robert) e Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra

Cuiabá

Walter; Railan, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro, Denilson (Lucho Giménez), Max (Guilherme Madruga); Jonathan Cafu, Pitta e Clayson (Andre Luis). Técnico: Petit

Motivo: 8ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data e horário: quinta-feira, 13 de junho de 2024, às 19h (de Brasília)

Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Público: 26.595 presentes

Renda: R$ 776.196,00

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e José Moracy de Souza e Silva (CE)

Árbitro de vídeo: Charly Wendy Straub Deretti (Fifa-SC)

Gols: Matheus Pereira (aos 45′ 1T), Pitta (aos 18′ 2T), Rafa Silva (21′ 2T)

Cartões amarelos: Ramon e Marllon (CUI); Rafa Silva, Anderson e Matheus Pereira (CRU)

Fonte: Itatiaia

LEIA TAMBÉM