Justiça aceita pedido de liberdade provisória de Daniel Alves

O Tribunal de Justiça de Barcelona aceitou o pedido de liberdade provisória de Daniel Alves. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (20/3) após o jogador brasileiro pagar fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,5 milhões).

Em fevereiro deste ano, Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão pelo estupro de uma jovem de 23 anos na boate Sutton, em Barcelona. O episódio ocorreu em dezembro de 2022. Ele está preso desde janeiro de 2023.

Na manhã desta quarta (horário de Brasília), o Tribunal de Barcelona notificou a resolução na qual concorda parcialmente com o pedido da defesa de Daniel Alves para libertá-lo, enquanto se aguarda a sentença final.

A ordem impõe, no entanto, diversas condições e medidas cautelares. Além da fiança, os magistrados ordenaram a retirada dos dois passaportes de Daniel Alves (espanhol e brasileiro) e ordem de não comunicação com a vítima.

O jogador também deverá comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona. A decisão foi de dois a um e surge apenas um dia depois de ter sido realizada a audiência em que a defesa de Daniel Alves pediu a liberdade provisória, alegando que já cumpriu um quarto da pena.

Acredito na justiça, não vou fugir“, disse Daniel Alves, em videoconferência com as autoridades nesta semana.

O Ministério Público e o Ministério Público privado opuseram-se à medida com o argumento de que o jogador tem condições financeiras para fugir. A defesa argumentou, porém, que ele tem domicílio e raízes em Barcelona.

Condenação de Daniel Alves na Espanha

Em 22 de fevereiro, Daniel Alves foi considerado culpado pelo crime de agressão sexual e sentenciado a quatro anos e meio de detenção, além de mais cinco anos de liberdade vigiada e pagamento de indenização de 150 mil euros (R$ 798 mil, na cotação da época) e das custas do processo.

O Ministério Público espanhol pedia nove anos de prisão ao atleta. Já a defesa da vítima solicitava a pena máxima para o crime, de 12 anos.

A juíza Isabel Delgado, responsável pela sentença do jogador, ainda ordenou que Daniel Alves fique afastado da mulher por nove anos.

Fonte: Noataque 

LEIA TAMBÉM