Jovens de 16 a 18 anos podem tirar título de eleitor até 8 de maio

Jovens que desejam votar pela 1ª vez nas eleições municipais de 2024 têm até 8 de maio para tirar o título. Após essa data, o cadastro de eleitores é encerrado para que a Justiça Eleitoral possa organizar o pleito com base no número do eleitorado apto a votar.

Segundo a Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos. No entanto, quem já tem 15 anos pode fazer o título e votar se tiver completado 16 anos até a data do 1° turno, em 6 de outubro. A partir dos 18 anos, o voto passa a ser obrigatório.

O 1° turno será realizado em 6 de outubro. Os eleitores que forem às urnas terão que escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Caso haja 2° turno a escolha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores, a votação ocorrerá em 27 de outubro.

JOVENS ELEITORES

Em 2022, o Brasil ganhou 2.042.817 eleitores entre 16 e 18 anos, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O número apresenta um aumento de 47,5% em relação aos 4 primeiros meses de 2018 e 57,4% quando comparando ao mesmo período em 2014.

Leia como agendar o atendimento presencial

• presencialmente – é só a pessoa se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência para fazer a inscrição eleitoral. Consulte o Portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu Estado ou uma unidade de atendimento da zona eleitoral onde se encontra o seu domicílio eleitoral (onde a pessoa reside e vai votar) e verificar se há a necessidade de agendamento;

• on-line – acesse o site do TSE ou do TRE do seu Estado e, no canto superior direito, na aba “Serviços”, clique em “Autoatendimento eleitoral. Vá em “Título Eleitoral” e clique na opção “Tire o seu título eleitoral”

Depois é só preencher os campos com os dados solicitados.

Fonte: Clube Noticias

LEIA TAMBÉM