Inundação em Lagamar pode ter sido causada pelo rompimento de barragem

No último domingo, uma grande inundação atingiu parte da cidade de Lagamar, invadindo empresas, residências e até as dependências de um clube. A situação teria sido causada pelo rompimento de uma barragem.

Em meio à chuva forte no fim de semana, os moradores foram surpreendidos pelo imenso volume de água que subiu rapidamente em diversos pontos, alagando ruas e assustando a população.

Por meio de postagens na internet, o proprietário do clube, que ficou inundado pela enxurrada, relata que além de sua casa, os resíduos derrubaram muro, atingiram a cozinha, piscina e demais áreas do estabelecimento. Segundo ele, o prejuízo aproximado foi de R$ 85 mil.

O empresário disse ter desconfiado da quantidade de água e da rapidez da inundação. Ele registrou durante uma live em rede social, imagens de uma barragem antiga que se rompeu no início da manhã do mesmo dia. Para o morador, o incidente ocorrido na fazenda teria provocado as inundações.

Nós entramos em contato com o advogado do proprietário da fazenda, que informou que a propriedade foi comprada há um ano. Disse ainda que a inundação na cidade não foi provocada pelo rompimento parcial da barragem. Segundo o advogado, depois de uma vistoria realizada no local foi detectado que o volume de vazão foi pequena e não seria suficiente para provocar a inundação.

Nesta tarde, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, fará uma vistoria nas áreas atingidas em Lagamar para dimensionar os estragos. Também será verificado se há risco de novo rompimento da barragem, além da verificação se o proprietário da fazenda possui a documentação necessária e das causas da inundação na cidade.

Fonte: Patos Já 

LEIA TAMBÉM