Hospital Regional emite alerta para superlotação após fechamento do São Lucas

Como fechamento do Hospital São Lucas diversas mudanças foram anunciadas na área da saúde em Patos de Minas, com isso aumentou a quantidade de atendimentos no Hospital Regional Antônio Dias. A direção do HRAD encaminhou um ofício às autoridades do município e do Estado alertando para a superlotação dos leitos e esgotamento da capacidade de atendimento na unidade. O problema está ocorrendo na maternidade, com gestantes e recém-nascidos ocupando espaços improvisados.

Em nota emitida pela direção do Hospital Regional, dois recém-nascidos tiveram que ficar na sala do bloco obstétrico, devido os leitos de UTI Neonatal, e outros três pacientes que necessitam de atendimentos na unidade hospitalar. Para dificultar ainda mais a situação, o hospital está tendo dificuldades para realizar a contratação de médico plantonista para a Clínica Pediátrica.

A direção realizou o pedido às autoridades para contratarem leitos em hospitais particulares, até que a situação seja normalizada. O ofício foi encaminhado ao promotor de justiça, Rodrigo Taufik, à secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, à superintendente regional de saúde, Noemi Portilho e aos diretores de saúde que atuam na regulação de pacientes.

A prefeitura de Patos de Minas informou que a Santa Casa será o pronto atendimento para gestantes de risco habitual. Na unidade, elas serão avaliadas e quando for necessário, serão encaminhadas a um dos hospitais particulares credenciados pelo município para realização do parto.

Confira a nota do Hospital Regional Antônio Dias na íntegra:

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que o fechamento do Hospital São Lucas impactou na demanda assistencial de Patos de Minas e da macrorregião. Como consequência, a procura por atendimentos no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), unidade desta fundação, aumentou.

O HRAD é referência para os usuários de 33 municípios da macrorregião Noroeste que buscam atendimentos hospitalares de média e alta complexidade, incluindo procedimentos de urgência e maternidade para gestações de alto risco. A direção do hospital está buscando soluções que viabilizem a ampliação de leitos de terapia intensiva neonatal, que venham a suprir essa demanda regional.

Todas as soluções precisam ser discutidas e aprovadas junto ao gestor pleno do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o município.

Por Clube notícias

LEIA TAMBÉM