Governo transfere todos os adolescentes e determina inventário de bens para fechar CEIP

Embora afirme que ainda não decidiu sobre o fechamento do Centro de Internação do Adolescente Infrator de Patos de Minas, todas as ações tomadas pelo Governo de Minas nos últimos dias indicam o encerramento das atividades na cidade. Nesta segunda-feira (10), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP – concluiu a transferência dos últimos internos que estavam abrigados no local.

Na semana passada, um superintendente da SEJUSP já havia se reunido com os mais de 30 servidores do CEIP e comunicado sobre a decisão de fechar a unidade. Eles foram orientados a escolherem outras unidades do Estado para se transferirem. Em nota enviada à redação do Patos Hoje, a SEJUSP informou que a proposta de fechamento ainda estava em análise, mas ao mesmo tempo iniciou a transferência dos adolescentes.

Ainda havia outros dois menores infratores recolhidos no local e eles foram transferidos nesta segunda-feira (10) para outras unidades do Estado. Segundo uma fonte ouvida pela nossa reportagem, a Sejusp também determinou que seja feito um inventário dos bens da unidade, em mais um indicativo de que a intenção é encerrar as atividades.

O CEJUSP foi construído na região do Canavial em Patos de Minas, em um esforço da comunidade local para resolver o problema da falta de espaço para abrigar os adolescentes autores de ato infracional. A unidade tem capacidade para abrigar até 16 adolescentes e atende a região inteira. Mas a estrutura é considerada inadequada e foi limitada a apenas quatro adolescentes.

De qualquer forma, o fechamento da unidade vai trazer transtornos para a segurança pública. Se o CEIP for fechado, toda vez que um adolescente infrator tiver que ser recolhido, policiais terão que ser deslocados para fazer transporte até outra cidade.

Fonte: Patos Hoje

LEIA TAMBÉM