Um adolescente de 13 anos foi atacado por um cachorro da raça pitbull na tarde dessa terça-feira (25) em Patos de Minas. Ele estava passando pela rua quando foi surpreendido pelo animal, que saiu de uma residência pelo portão. A vítima ficou com um ferimento na perna e precisou ser atendido pelo SAMU.
De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 13h28, ele caminhava pela Rua Ataliba Dias Maciel, no Bairro Coração Eucarístico, quando um cão pequeno da raça Shih Tzu saiu da casa e veio em sua direção. No mesmo instante, um pitbull começou a latir e avançou, mordendo a perna esquerda do garoto na altura da panturrilha. O adolescente, assustado, correu para casa chorando e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que o encaminhou ao Hospital Regional de Patos de Minas.
O proprietário do pitbull afirmou à polícia que seus dois cães – o Shih Tzu e o pitbull – são mansos e não ficam soltos na rua. No entanto, após ver as imagens do ataque, capturadas pelas câmeras de segurança de sua residência, ele reconheceu o incidente e se comprometeu a arcar com as despesas médicas do adolescente. Ele também apresentou a carteira de vacinação do animal, que estava em dia.
Apesar da boa vontade do dono do cão, a PM registrou a ocorrência como omissão de cautela na guarda de animal e lesão corporal, e ele foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos. Câmeras de segurança gravaram o ataque do animal e servirão como prova do caso.
A mãe do adolescente contou que estava trabalhando quando recebeu a notícia do ataque por uma vizinha. Ela afirmou à polícia que não pretende tomar medidas judiciais contra o dono do animal, mas ressaltou a importância da responsabilidade na guarda de animais potencialmente perigosos.
Esse caso reacende o debate sobre a criação e o controle de cães de grande porte, principalmente em áreas urbanas. A legislação municipal e estadual exige que animais considerados potencialmente perigosos sejam mantidos sob vigilância, com portões trancados e uso de coleiras e focinheiras em locais públicos.
O SAMU e a Polícia Militar reforçam a importância de notificar imediatamente qualquer incidente envolvendo ataques de animais, para que as medidas cabíveis sejam tomadas e novos acidentes sejam evitados.
Fonte: Patos Hoje