O Cruzeiro lutou, brigou e foi premiado com uma vitória importante nesta quarta-feira, contra o Palestino-CHI, no Mineirão, pela quinta rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. Com gol do atacante Gabigol nos acréscimos, a equipe celeste bateu o time chileno por 2 a 1, de virada. Ariel Martínez e Bolasie marcaram os outros gols do duelo.
Já eliminado da competição internacional, o Cruzeiro venceu a primeira na Sul-Americana 2025. A equipe estrela está com cinco pontos em cinco partidas, na terceira colocação do grupo. O Palestino fica com 9 pontos, na segunda colocação.
Próximos jogos
O Cruzeiro agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Neste domingo (18), o time celeste tem o importante compromisso com o Atlético, às 20h30 (de Brasília), no Mineirão, pela 9ª rodada.
A equipe azul encerra sua participação na Sul-Americana no dia 28 de maio (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília), contra o Unión de Santa Fe-ARG, no Mineirão.
O jogo
O Cruzeiro iniciou o jogo com pressão para cima do Palestino. Logo aos três minutos, o jovem lateral-esquerdo Kauã Prates cabeceou perto do gol.
Apesar de o Cruzeiro pressionar, foi o Palestino que abriu o marcador. Aos seis minutos, Ariel Martínez fez 1 a 0, de cabeça.
A partir do gol da equipe chilena, só deu Cruzeiro. O time da casa dominou as ações nos 45 minutos iniciais e assustou o Palestino por pelo menos outras cinco vezes no primeiro tempo. Apesar desse maior volume, o goleiro Sebástian Pérez passou ileso na etapa de número um.
No segundo tempo a história do jogo seguiu a mesma, com o Cruzeiro em cima do Palestino. A equipe chilena se defendia e esperava o contra-ataque, na tentativa de pegar o sistema defensivo celeste desarrumado.
Na etapa número dois teve um princípio de confusão. Fernández cometeu falta em Walace. O árbitro nada marcou, e, na sequência, Kaique, Kenji acertou um jogador do Palestino. Por causa dessa falta, Abrigo não gostou e iniciou um “bololô”, que precisou ser apartado pela equipe de arbitragem.
Aos 23 minutos da etapa final o Cruzeiro foi premiado com o gol de empate. Bolasie marcou de cabeça, após cruzamento na medida de William.
Depois de muita luta, Gabigol marcou aos 45 minutos, após muita pressão do Cruzeiro, que chega à primeira vitória na competição.
Ex-dirigente do Flamengo no Mineirão
Ex-vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz esteve no Mineirão durante a partida entre Cruzeiro e Palestino-CHI.
O ex-dirigente do Rubro-Negro acompanhou a partida ao lado do espaço exclusivo do Cruzeiro no Gigante da Pampulha.
Estádio vazio
Já eliminado, o Cruzeiro apenas cumpriu tabela contra o Palestino. E assim também será contra o Unión de Santa Fe, no dia 28 de maio, no Gigante da Pampulha.
Por isso, a torcida não mostrou muito ânimo em enfrentar a fria noite de quarta-feira para acompanhar o duelo entre mineiros e chilenos.
Menos de dez mil torcedores compareceram ao estádio. O sistema de som do Mineirão anunciou o público de 9.698 torcedores para uma renda de R$ 191.490,00.
Os gols
Aos 6 minutos do primeiro tempo, Carrasco recebeu passe no lado esquerdo. O meio-campista tocou para Abrigo que cruzou para a área. Ariel Martínez subiu mais alto e abriu o placar para o time visitante: 0 a 1.
Aos 23 minutos do segundo tempo, William recebeu passe no lado direito. O lateral levantou a cabeça e fez um cruzamento na medida para Bolasie. O atacante fez o gol de cabeça: 1 a 1.
Cruzeiro 2 x 1 Palestino
Cruzeiro
Cássio; William, Jonathan Jesus, Villalba (Gamarra) e Kauã Prates; Lucas Romero (Rodriguinho), Murilo Rhikman, Christian (Walace) e Kaique Kenji (Dinenno); Gabigol e Lautaro Díaz (Bolasie). Técnico: Leonardo Jardim.
Palestino
Sebastián Pérez; Espinoza, Fernando Meza, Cristian Suárez e Zúñiga; Ariel Martínez, Julián Fernández (Salgado), Carrasco (Facundo Castro), Abrigo (Arias) e Benítez (Parra); Marabel. Técnico: Lucas Bovaglio
Motivo: 5ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana
Data e horário: 14 de maio de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Kevin Ortega (PER)
Assistente: Jesus Sanchez (PER) e Stephen Atoche (PER)
VAR: Diego Haro (PER)
Gol: Ariel Martínez (6min do 1T); Bolasie (23min do 2T); Gabigol (45min 2T)
Cartão amarelo: William, Kaique Kenji, Gabigol (CRU) e Julián Fernández, Abrigo, Zúñiga (PAL)
Cartão vermelho: não houve
Público: 9.698
Renda: R$ 191.490,00
Fonte: Itatiaia